A importância da diversidade de gerações no ambiente de trabalho
diversidade gerações blog

A importância da diversidade de gerações no ambiente de trabalho

A diversidade no trabalho tem sido um tema bastante relevante na área de Recursos Humanos, tanto quanto sua importância, ao ser uma empresa diversa, quanto aos desafios de sua gestão. Nos processos de recrutamento, é possível se deparar com profissionais de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Porém, há também a questão da faixa etária: uma empresa diversa deve se atentar a uma diversidade geracional.

Neste artigo, vamos abordar afundo esse conceito, identificar a importância de colaboradores de variadas faixas etárias e quais as principais diferenças entre cada geração. Continue a leitura e veja como ter uma gestão diversa em sua equipe!

O que é diversidade geracional?

No contexto corporativo, a diversidade geracional é o conceito de abranger colaboradores de diferentes faixas etárias em um mesmo ambiente de trabalho. Assim, se gera uma pluralidade de perfis, o que ajuda na contribuição para a formação de ideias.

Assim como a diversidade de gêneros, raças e orientações sexuais, a diversidade geracional também é importante para a construção de um ambiente corporativo mais inclusivo e respeitoso, em que cada profissional é valorizado por suas contribuições e experiências.

Porém, é importante afirmar que quando se fala em diversidade geracional, não apenas se refere a priorização de um grupo etário acima de outro, mas é sobre a inclusão de profissionais competentes, sem distinção de faixa etária.

Qual a importância da diversidade geracional?

Ao adotar práticas que estimulam a diversidade geracional, se vê vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Conforme uma pesquisa realizada pela Forbes85% das empresas acreditam que essa diversidade resulta em uma maior inovação de ideias.

Para mais, a pesquisa ainda aponta que equipes inclusivas tomam decisões de negócios em menos tempo, atestam mais produtividade, minimizam o tempo gasto em reuniões e geram resultados 60% melhores.

Em relação aos profissionais, esse tipo de inclusão também é favorável, principalmente para os mais velhos, que sofrem um maior preconceito no mercado de trabalho. Uma vez que pessoas com mais de 50 anos ainda encontram dificuldades em disputar oportunidades com profissionais mais novos.

Um dos motivos são suas limitações com novas tecnologias e a necessidade de mais iniciativas de treinamento e desenvolvimento. Por outro lado, esses profissionais são extremamente experientes em diferentes frentes e podem trazer visões e soluções importantes para o negócio.

Como se dá a diversidade geracional nos últimos anos?

Com a revolução da longevidade, a expectativa de vida passou de 50 para 80 anos em um espaço de duas gerações. Assim, há uma nova visão de vida, já que a fase madura não está mais relacionada ao descanso, mas sim a um momento produtivo e cheio de possibilidades.

Apesar dessas mudanças, muitas empresas ainda apresentam resistência em adequar seus processos seletivos e ações de integração. Conforme uma pesquisa realizada pela Amcham Brasil em 2011, 70% das empresas ainda não realizavam ações para facilitar a integração multigeracional.

Porém, o cenário vem mudando aos poucos. Nos últimos anos, há uma maior atenção das empresas na criação de equipes mais diversas. Além disso, movimentos como o Great Place To Work passaram a reconhecer organizações que se destacaram na diversidade geracional.

Quais são as principais gerações?

Atualmente, as gerações com maior volume de profissionais no mercado de trabalho são: baby boomers, geração X, geração Y e geração Z.

Assim, é importante entender que, de acordo com o contexto em que o indivíduo foi criado, ele pode apresentar diferenças em suas prioridades, expectativas e comportamentos. Por conta disso, acontecem os conflitos geracionais dentro das equipes.

No entanto, apesar de algumas características específicas, é importante fugir dos estereótipos, compreender que cada indivíduo é único e respeitar suas individualidades. Isso é fundamental para manter um ambiente colaborativo e um bom clima organizacional.

Agora, veja algumas das principais características de cada uma das gerações.

Baby boomers (1940-1960)

Essa geração é marcada, principalmente, pelos nascidos após a Segunda Guerra Mundial, um momento de estabilidade econômica e alta taxa de natalidade. É uma geração marcada por um grande legado cultural, político e econômico, que presenciou momentos históricos, como a ida do homem à lua, a ditadura militar e os protestos por direitos civis.

Uma característica importante dessa geração é que ela foi a primeira a crescer em frente à televisão, o que proporcionou o acompanhamento de eventos históricos e culturais que nunca haviam sido vivenciados pelas gerações anteriores.

Em relação à postura profissional, os baby boomers consideram o trabalho como sua principal prioridade, sendo competitivos, focando em resultados e não se preocupando muito com a qualidade de vida.

Além disso, esses profissionais têm dificuldades em acompanhar a transformação digital e acreditam que liderar é o mesmo que comandar e controlar.

Geração X (1960-1980)

Essa geração nasceu frente a revoluções sociais e quebra de paradigmas. É a primeira geração de filhos de pais divorciados ou de famílias em que ambos os pais trabalhavam. Além disso, foram os primeiros a contemplarem a mulher como uma figura independente, assumindo seu papel social e econômico.

O que marca a geração é o surgimento de novas tecnologias, como o videocassete, o computador pessoal e os primeiros videogames.

No cenário corporativo, os nascidos na geração X são profissionais experientes e dedicados, que valorizam soft skills quando assumem posições de liderança, comprometidos com os objetivos da empresa e que sabem equilibrar a vida pessoal e profissional.

Esse tipo de profissional está em busca de estabilidade e tem dificuldade em lidar com imediatismo e impulsividades, no entanto, são mais flexíveis e conseguem reagir melhor às imprevisibilidades do que os baby boomers.

Geração Y (1980-1995)

Conhecidos como “Millennials”, essa geração é composta pelos profissionais mais antenados do mercado. A geração Y é aquela que cresceu estimulada por inúmeras atividades e tarefas múltiplas, além de vivenciar um novo conceito de comunicação instantânea, por meio da internet e das redes sociais.

Por conta disso, os Millennials têm uma visão mais imediatista do mundo e priorizam projetos que tragam resultados a curto prazo.

Uma característica marcante desses profissionais é que eles não têm medo de trocar de emprego e/ou buscar novos desafios e costumam agir de forma mais individualista.  Além disso, são profissionais com mais autoestima e que se comprometem com seus valores.

Além disso, têm um perfil multitarefa e são bastante dinâmicos e impulsivos. No entanto, não gostam de burocracias, controle e atividades rotineiras.

Em relação à qualidade de vida, a geração Y também conta com suas particularidades. Para esses profissionais, benefícios como horários flexíveis, roupas informais e possibilidade de trabalho remoto são tão importantes quanto o valor do salário em um processo seletivo.

Geração Z (1995-2010)

A geração Z é a dos chamados “nativos digitais“, ou seja, é a geração que já nasceu utilizando a tecnologia e a internet. Esses profissionais entraram recentemente no mercado de trabalho e já mostram diferenças em relação às demais gerações.

Para a geração Z, é importante trabalhar em uma atividade que esteja alinhada com seus valores e que contribua na busca por um propósito. Por conta disso, esses profissionais, assim como os da geração Y, têm outras prioridades além do salário, como jornadas flexíveis e modelos de gestão horizontais.

Além disso, são profissionais conectados, criativos, sociáveis, empreendedores, críticos, resistentes, desapegados e ansiosos.

Como ter diversidade geracional na empresa?

Como citado, cada geração conta com comportamentos e valores diferentes. Sendo assim, é preciso que o RH busque ações e estratégias para minimizar conflitos e estimular uma boa convivência dentro da organização.

A seguir, seguem algumas dicas que podem ajudar na elaboração e na gestão de pessoas em uma equipe diversa.

Adapte sua estratégia de recrutamento

Se o objetivo da empresa é promover a diversidade geracional, o primeiro passo é adaptar os processos de recrutamento e seleção. Para isso, é preciso pensar na linguagem e nos canais utilizados para a divulgação das vagas.

Baby boomers, por exemplo, podem ter mais interesse na oportunidade se a vaga mostrar prêmios e sucessos da organização. Já os Millennials buscam informações sobre oportunidades de desenvolvimento pessoal e responsabilidade social.

Reconheça as diferenças geracionais

Outra dica importante para melhorar o relacionamento na organização é reconhecer e respeitar as diferenças que existem entre cada geração. Para tanto, é preciso criar uma cultura de colaboração e empatia na empresa, estimulando as equipes a enxergarem a visão do outro e equilibrar comportamentos.

Customize a comunicação para cada funcionário

Um dos principais obstáculos entre as gerações é a forma de comunicação. Embora as gerações Y e Z já tenham familiaridade com uma comunicação instantânea, as gerações anteriores ainda têm formas de agir diferentes.

Portanto, é importante oferecer uma abordagem diferente para cada funcionário e possibilitar que a comunicação seja feita de modo que eles se sintam mais confortáveis, seja pessoalmente, por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas.

A diversidade geracional é um conceito importante que pode agregar ao time das organizações, oferecendo diferentes visões de trabalho e possibilitando mais ideias criativas. Porém, é importante entender que esse processo pode gerar conflitos, por isso, é fundamental que o RH saiba como lidar com cada geração e promova estratégias customizadas.

Deixe seu comentário

Agende uma Conversa

Seus dados estarão seguros e serão utilizados para que possamos entrar em contato.

Trabalhe Conosco

teste_Prancheta 1

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Tenha eficiência na administração e armazenamento de informações pessoais e funcionais dos colaboradores.

Esta ferramenta é integrada ao módulo do eSocial e permite que as atividades operacionais do Departamento Pessoal sejam simplificadas com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.
  • Administração e Gestão de Pessoal
  • Gestão de Cargos e Salários
  • Plano de Carreira
  • Desenvolvimento
  • Treinamento
  • Muito +

Solicite Suporte

sistema-rh

FINANCEIRO

Simplifique a geração da folha de pagamento na sua organização. As informações financeiras são processadas de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema, adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.
  • Folha de Pagamento
  • Gestão de Remuneração Fixa
  • Gestão de Remuneração Variável
sistema-rh

PONTO ELETRÔNICO

Realize a gestão e controle das informações de frequência dos colaboradores, gerando dados de pagamentos, controle de escalas, jornadas, abonos, faltas e muito mais. Com um sistema de ponto eletrônico totalmente integrado, problemas podem ser evitados em relação às jornadas de trabalho e seus reflexos na folha de pagamento, médias, rescisão e compra de benefícios.
  • Controle de Escalas e Jornadas
  • Abonos de marcações
  • Controle de ocorrências, afastamentos e justificativas
  • Gestão de horas para folha
  • Marcação de ponto on-line
  • Integrações com relógios de ponto
  • Atendimento às Portarias 1510 e 373
sistema-rh

JURÍDICO

Os processos trabalhistas podem representar um alto ônus para as empresas, sendo assim, o DP deve estar sempre atento a todas as regras ditadas pela Legislação e assegurar que tudo está normalizado.

Entendendo o tamanho da responsabilidade em manter essa área sempre nos eixos, não podendo sair nunca do controle e a dificuldade para acompanhar todas as regras pertinentes, entendemos que é necessário que o DP, e os gestores estejam sempre em acompanhamento, portanto desenvolvemos essa ferramenta de Processos Trabalhistas para a sua melhor gestão.
  • Gestão de Processos Trabalhistas
sistema-rh

VAGAS E RECRUTAMENTO

Gestão e acompanhamento do orçamento de pessoal, criação de vagas e recrutamento. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa. Pesquisar pessoas chaves para determinadas vagas e acompanhamento de carreira dentro da organização, quando cadastrados seus dados profissionais dentro do banco de talentos.
  • Recrutamento e Seleção
  • Headcount
  • Orçamentos
  • Gestão de Talentos
teste-08

SAÚDE E SEGURANÇA

Os recursos humanos demandam total atenção quanto ao cuidar bem da saúde e segurança, além de ser uma obrigação social, é uma exigência legal de acordo com as Normas Regulamentadoras da legislação.

Gestão da Medicina e Segurança do Trabalho por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantendo constantemente atualizadas as informações para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
  • Segurança do Trabalho
  • Medicina Ocupacional
teste

PEOPLE ANALYTICS

Indicadores inteligentes para você e sua empresa. Integrado a todos os módulos do sistema, o People Analytics é uma ferramenta que auxilia nas tomadas de decisão da sua organização, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores. Com essa funcionalidade, você consegue fazer uma análise mais objetiva das informações, reduzir riscos na hora de tomar uma decisão, e ter uma gestão mais estratégica e automatizada.
  • Indicadores Analíticos e Sintéticos
  • Flexibilidade na utilização
  • Cruzamento de informações
  • Ferramentas para exportação de dados
  • Integração com ferramentas de BI
  • Muito +
teste

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Os benefícios corporativos são uma excelente forma de reter talentos nas empresas, promover o bem- estar dos colaboradores e aumentar a produtividade.

Neste módulo, é possível realizar o gerenciamento e ter o completo tratamento dos benefícios da empresa, com uma ampla gestão.
  • Gestão de informações dos benefícios fixos e variáveis
  • Gestão de dados para compra de benefícios
  • Exportação de valores calculados para folha
  • Controle de custos em visão macro e micro
  • Regras para disponibilidade de benefícios
  • Muito +
teste

ESOCIAL

Ferramenta ágil, preparada para se adaptar facilmente às mudanças e exigências legais. As informações são obtidas diretamente dos cadastros do sistema, que possuem um alto nível de parametrização para o eSocial. Contando com mensageria própria, esta ferramenta se constitui numa solução completa, preparada para atender plenamente às necessidades de empresas de diversos portes e de diferentes áreas de atuação.
  • Gerenciamento e envio das informações obrigatórias
  • Gestão de envio e recebimento
  • Mensageria própria
  • Controle de Logs de envio e retornos do governo
  • Muito +
sistema-rh

AVALIAÇÃO

Montagem, gestão e controle de todos os tipos de avaliações. Com essa funcionalidade, a empresa poderá aplicar periodicamente vários tipos de metodologias de avaliações, visando planos estratégicos de desenvolvimento e performance dos times e colaboradores. Realize o acompanhamento dos resultados integrados ao People Analytics e planos de bonificações por conquistas.
  • Criação de qualquer modelo de avaliação
  • Gestão e avaliação de metas (KPIs)
  • Gestão de competências
  • Feedbacks
  • Relatórios gerenciais
  • Muito +
teste

REQUISIÇÕES ELETRÔNICAS

Processos muito mais ágeis e inteligentes para os o RH, descentralizando e dando autonomia para os gestores e colaboradores nas solicitações rotineiras e de impactos.

Completo atendimento às necessidades das empresas. Todas as requisições são submetidas às políticas e workflow das empresas, considerando acessos e níveis de hierarquia.
  • Promoções e Movimentações
  • Vagas e Pessoas
  • Ponto Eletrônico
  • Benefícios
  • Férias
  • Desligamento
  • Muito +
sistema-rh

TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e possam desenvolver suas habilidades e novas competências, aumentando seus resultados e gerando aprimoramento pessoal e profissional. Nosso módulo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia esses processos a atingirem resultados vantajosos para os colaboradores e para sua organização.
  • Planejamento de treinamento
  • Planejamento de turmas
  • Necessidades de treinamento
  • Gerenciamento das informações de treinamento
  • Acompanhamento e planejamento orçamentário
  • Avaliação de treinamentos
  • Avaliação de treinados
  • Controle de competências
  • Controle de despesas
  • Muito +
sistema-rh

FERRAMENTAS

Para complementar as operações do RH, disponibilizamos uma série de ferramentas administrativas e de comunicação para trazer tecnologia e agilidade nos processos

Possibilidade de realizar comunicados internos através do blog. Extrair diversos relatórios disponíveis no sistema. Criar agendamentos de processos atrelados aos alertas. Realizar a gestão de documentos de forma eletrônica, eliminando a necessidade de papel e agilizando o acesso às informações. Crie e gerencie as hierarquias de fluxos de aprovações para as requisições eletrônicas.
  • Blog Corporativo
  • Gerenciadores e extratores de informações
  • Agendamento
  • Alertas
  • Workflow
  • Gestão Eletrônica de Documentos
sistema-rh

PORTAIS

São diversas funcionalidades gerenciais e operacionais para dar autonomia aos usuários, dar acesso às informações e criar agilidade para o RH.

O acesso ao portal pode ser realizado através de dispositivo smartphone, tablet e desktop por utilizar tecnológica responsiva e acessando as funcionalidades do dispositivo.
  • Portal do Gestor
  • Portal do Colaborador
  • Portal do Operador
  • Currículo de Candidato
  • Chamado