Indicadores Estratégicos de RH
indicadores blog

Quais são as últimas tendências de indicadores estratégicos de RH?

Ao longo dos últimos tempos, o RH tem sido altamente impactado pelas constantes mudanças em relação ao comportamento das pessoas e do mercado, tanto no próprio papel da gestão de pessoas quanto nos indicadores estratégicos de RH.

Dessa forma, atualmente o RH tem sido muito mais estratégico para o negócio, evidenciando a mudança de visão sobre a área.

Hoje se fez necessário novos conhecimentos, habilidades e planejamento sobre essas transformações, que vão continuar ocorrendo. Pois com certeza o futuro reserva novas mudanças que farão com que o setor seja repensado mais algumas vezes.

Mudanças no RH dentro das empresas

Diante deste cenário de transformações no RH, uma pesquisa da Gartner levantou nove tendências que merecem atenção.

Com pandemia do coronavírus, a pesquisa aponta que o RH esteve à frente das iniciativas em relação às inúmeras transformações.

Essas mudanças impactaram as organizações tanto internamente quanto externamente, trazendo à tona questões como novos modelos de trabalho e bem-estar dos colaboradores.

Os principais pontos da pesquisa são:

Empresas que apoiam o colaborador para além do meio profissional

A pandemia trouxe maior visibilidade sobre a vida pessoal dos colaboradores pelos líderes das empresas.

Este cenário pandêmico trouxe uma compreensão mais profunda sobre os aspectos pessoais que afetam diretamente a sua capacidade e desempenho no trabalho. Dessa forma, o apoio a esses colaboradores passou a ser muito mais eficaz, considerando não apenas a sua experiência na empresa, mas também a sua experiência de vida.

A pesquisa também apontou que as empresas que apoiam essa ideia aumentaram em mais de 20% o número de colaboradores que relataram melhorias na saúde física e mental.

Saúde mental

Este também é um dos tópicos de maior tendência nos indicadores estratégicos de RH, já que o assunto também passou a ser melhor entendido pelos colaboradores.

A pesquisa observou que 68% das organizações trouxeram pelo menos um novo benefício relacionado ao bem-estar ao enfrentar a pandemia.

Apontam também que a previsão é que em 2021 a saúde mental irá promover ações de conscientização sobre o tema, que até mesmo possam envolver a paralisação de toda a empresa por um dia inteiro.

Adoção de políticas sociais e ambientais nas empresas

Destaca-se também que existe uma mudança no comportamento das pessoas, que cada vez mais procuram empresas com valores culturais e políticos que se alinhem aos seus.

A pesquisa também aponta que 74% dos entrevistados esperam o envolvimento ativo da organização nos debates culturais que se apresentam no cenário político. Este ponto também fez aumentar de 40% para 60% o número de colaboradores engajados nas questões sociais.

Flexibilidade para a rotina de trabalho

O último aspecto dessas tendências nos indicadores estratégicos de RH é a flexibilidade do trabalho, que por conta da pandemia levou muitas empresas a trabalharem remotamente.

Segundo a pesquisa esta é uma forte tendência que continuará nos próximos anos, trazendo a questão mais sobre a produção do que o tempo acordado no contrato.

Isso porque a pesquisa apontou que apenas 36% tinham um alto desempenho nos contratos padrão de 40 horas semanais. Sendo assim, a tendência é que aumente o número de novos empregos onde o trabalho é medido pela produção em oposição ao conjunto de horas pré-estabelecido.

Retorno ao local de trabalho

Este é um ponto ainda muito questionado, o que tem feito muitas empresas adotarem a forma de trabalho híbrida.

Dessa forma, há a possibilidade de escolher trabalhar na empresa, em casa ou em locais alternativos. Neste sentido, a pesquisa mostra que os homens são os mais propensos a voltar ao ambiente de trabalho formal.

Já as mulheres tendem a continuar no trabalho remoto, que de acordo com a pesquisa pode aumentar em 5% as chances de alto desempenho se feito de forma integral.

Como o RH se torna estratégico nesse cenário?

Com o trabalho remoto ou híbrido, o papel da gestão sobre os indicadores estratégicos de RH passa a considerar as mudanças nos contratos, uma vez que a legislação trabalhista ganhou outros detalhamentos, tornando-se necessário reavaliar ou utilizar termos aditivos no contrato de trabalho.

Em resultado disso, os sistemas de RH digitais se tornaram tendência no controle da jornada e holerites, por exemplo. Ou seja, a adoção de novas tecnologias também passou a ganhar mais importância, em vista das mudanças na estrutura da organização.

Com essas mudanças, o papel do RH deve considerar as adaptações dessas transformações, além de traçar estratégias para conduzir o negócio da melhor forma possível.

4 Principais indicadores para um RH estratégico

Com este cenário, os principais indicadores estratégicos de RH devem considerar os seguintes aspectos:

Clima Organizacional

O primeiro indicador estratégico de RH é medir o clima organizacional, uma vez que este impacta diretamente no trabalho dos colaboradores.

Logo, a gestão deve observar e promover ações que envolvam não apenas os aspectos físicos, mas também psicológicos e mentais de suas equipes.

Sendo assim, é necessário verificar se o desempenho deles está abaixo do esperado e como está a relação entre os colaboradores.

É também preciso avaliar o interesse, comprometimento e os níveis de tensão e estresse que estão submetidos.

Porém com o teletrabalho, por exemplo, isso se torna um grande desafio, principalmente com a mudança nas interações, já que os colaboradores passaram a ter menos contato presencial. Dessa forma, ações que promovam a fluidez e clareza das informações, soluções rápidas de conflitos e estabilidade emocional são ótimas aliadas.

Produtividade

Com um bom clima organizacional, os indicadores estratégicos de RH devem considerar também os aspectos que envolvem a produtividade.

Sendo assim, é necessário promover a satisfação dos colaboradores, que é um dos indicadores mais utilizados: o E-NPS (Employer Net Promoter Score).

Ele é utilizado para medir a satisfação dos clientes externos, porém também pode ser aplicado aos colaboradores internos por meio do seguinte questionário anônimo:

  • De 0 a 10, o quanto indicaria seu superior imediato como um bom líder?
  • De 0 a 10, o quanto indicaria nossa empresa como um bom lugar para trabalhar?

Deve-se considerar que:

  • Respostas entre 0 e 6 representam insatisfação;
  • Já as respostas entre 7 e 8, representam a neutralidade;
  • E as respostas entre 9 e 10 estão os funcionários satisfeitos e fidelizados.

Dessa forma, para identificar o percentual total de E-NPS, deve-se utilizar a seguinte fórmula:

E-NPS = % de funcionários promotores – % de funcionários detratores

Turnover

Este é um dos indicadores estratégicos de RH relacionado ao volume de admissões e desligamentos de uma empresa. Ou seja, a rotatividade, representada pela mudança no quadro de funcionários em um período de tempo, tanto de quem entra ou quem sai.

Para calcular o turnover da sua empresa, considere a seguinte fórmula:

[(número de admissões + número de desligamentos)/2] / número total de funcionários

Você pode se basear em diversos aspectos, como desligamentos voluntários ou não, medir a eficácia do RH e dos gestores e inúmeras outras finalidades.

Além dessa fórmula, você pode verificar e gerenciar os índices de turnover através de ferramentas de BI como as presentes em softwares de RH.

ROI

Por fim, o último dos indicadores estratégicos de RH que destacamos é o Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Para o cálculo, considere a seguinte fórmula:

ROI = (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito

Assim, você consegue identificar o retorno obtido por meio do investimento realizado no RH, além de identificar quais investimentos estão sendo realmente eficazes. E aí, o que achou do artigo? Compreendeu quais são os melhores indicadores para o seu RH ser mais estratégico?

Deixe seu comentário

Agende uma Conversa

Seus dados estarão seguros e serão utilizados para que possamos entrar em contato.

Trabalhe Conosco

teste_Prancheta 1

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Tenha eficiência na administração e armazenamento de informações pessoais e funcionais dos colaboradores.

Esta ferramenta é integrada ao módulo do eSocial e permite que as atividades operacionais do Departamento Pessoal sejam simplificadas com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.
  • Administração e Gestão de Pessoal
  • Gestão de Cargos e Salários
  • Plano de Carreira
  • Desenvolvimento
  • Treinamento
  • Muito +

Solicite Suporte

sistema-rh

FINANCEIRO

Simplifique a geração da folha de pagamento na sua organização. As informações financeiras são processadas de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema, adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.
  • Folha de Pagamento
  • Gestão de Remuneração Fixa
  • Gestão de Remuneração Variável
sistema-rh

PONTO ELETRÔNICO

Realize a gestão e controle das informações de frequência dos colaboradores, gerando dados de pagamentos, controle de escalas, jornadas, abonos, faltas e muito mais. Com um sistema de ponto eletrônico totalmente integrado, problemas podem ser evitados em relação às jornadas de trabalho e seus reflexos na folha de pagamento, médias, rescisão e compra de benefícios.
  • Controle de Escalas e Jornadas
  • Abonos de marcações
  • Controle de ocorrências, afastamentos e justificativas
  • Gestão de horas para folha
  • Marcação de ponto on-line
  • Integrações com relógios de ponto
  • Atendimento às Portarias 1510 e 373
sistema-rh

JURÍDICO

Os processos trabalhistas podem representar um alto ônus para as empresas, sendo assim, o DP deve estar sempre atento a todas as regras ditadas pela Legislação e assegurar que tudo está normalizado.

Entendendo o tamanho da responsabilidade em manter essa área sempre nos eixos, não podendo sair nunca do controle e a dificuldade para acompanhar todas as regras pertinentes, entendemos que é necessário que o DP, e os gestores estejam sempre em acompanhamento, portanto desenvolvemos essa ferramenta de Processos Trabalhistas para a sua melhor gestão.
  • Gestão de Processos Trabalhistas
sistema-rh

VAGAS E RECRUTAMENTO

Gestão e acompanhamento do orçamento de pessoal, criação de vagas e recrutamento. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa. Pesquisar pessoas chaves para determinadas vagas e acompanhamento de carreira dentro da organização, quando cadastrados seus dados profissionais dentro do banco de talentos.
  • Recrutamento e Seleção
  • Headcount
  • Orçamentos
  • Gestão de Talentos
teste-08

SAÚDE E SEGURANÇA

Os recursos humanos demandam total atenção quanto ao cuidar bem da saúde e segurança, além de ser uma obrigação social, é uma exigência legal de acordo com as Normas Regulamentadoras da legislação.

Gestão da Medicina e Segurança do Trabalho por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantendo constantemente atualizadas as informações para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
  • Segurança do Trabalho
  • Medicina Ocupacional
teste

PEOPLE ANALYTICS

Indicadores inteligentes para você e sua empresa. Integrado a todos os módulos do sistema, o People Analytics é uma ferramenta que auxilia nas tomadas de decisão da sua organização, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores. Com essa funcionalidade, você consegue fazer uma análise mais objetiva das informações, reduzir riscos na hora de tomar uma decisão, e ter uma gestão mais estratégica e automatizada.
  • Indicadores Analíticos e Sintéticos
  • Flexibilidade na utilização
  • Cruzamento de informações
  • Ferramentas para exportação de dados
  • Integração com ferramentas de BI
  • Muito +
teste

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Os benefícios corporativos são uma excelente forma de reter talentos nas empresas, promover o bem- estar dos colaboradores e aumentar a produtividade.

Neste módulo, é possível realizar o gerenciamento e ter o completo tratamento dos benefícios da empresa, com uma ampla gestão.
  • Gestão de informações dos benefícios fixos e variáveis
  • Gestão de dados para compra de benefícios
  • Exportação de valores calculados para folha
  • Controle de custos em visão macro e micro
  • Regras para disponibilidade de benefícios
  • Muito +
teste

ESOCIAL

Ferramenta ágil, preparada para se adaptar facilmente às mudanças e exigências legais. As informações são obtidas diretamente dos cadastros do sistema, que possuem um alto nível de parametrização para o eSocial. Contando com mensageria própria, esta ferramenta se constitui numa solução completa, preparada para atender plenamente às necessidades de empresas de diversos portes e de diferentes áreas de atuação.
  • Gerenciamento e envio das informações obrigatórias
  • Gestão de envio e recebimento
  • Mensageria própria
  • Controle de Logs de envio e retornos do governo
  • Muito +
sistema-rh

AVALIAÇÃO

Montagem, gestão e controle de todos os tipos de avaliações. Com essa funcionalidade, a empresa poderá aplicar periodicamente vários tipos de metodologias de avaliações, visando planos estratégicos de desenvolvimento e performance dos times e colaboradores. Realize o acompanhamento dos resultados integrados ao People Analytics e planos de bonificações por conquistas.
  • Criação de qualquer modelo de avaliação
  • Gestão e avaliação de metas (KPIs)
  • Gestão de competências
  • Feedbacks
  • Relatórios gerenciais
  • Muito +
teste

REQUISIÇÕES ELETRÔNICAS

Processos muito mais ágeis e inteligentes para os o RH, descentralizando e dando autonomia para os gestores e colaboradores nas solicitações rotineiras e de impactos.

Completo atendimento às necessidades das empresas. Todas as requisições são submetidas às políticas e workflow das empresas, considerando acessos e níveis de hierarquia.
  • Promoções e Movimentações
  • Vagas e Pessoas
  • Ponto Eletrônico
  • Benefícios
  • Férias
  • Desligamento
  • Muito +
sistema-rh

TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e possam desenvolver suas habilidades e novas competências, aumentando seus resultados e gerando aprimoramento pessoal e profissional. Nosso módulo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia esses processos a atingirem resultados vantajosos para os colaboradores e para sua organização.
  • Planejamento de treinamento
  • Planejamento de turmas
  • Necessidades de treinamento
  • Gerenciamento das informações de treinamento
  • Acompanhamento e planejamento orçamentário
  • Avaliação de treinamentos
  • Avaliação de treinados
  • Controle de competências
  • Controle de despesas
  • Muito +
sistema-rh

FERRAMENTAS

Para complementar as operações do RH, disponibilizamos uma série de ferramentas administrativas e de comunicação para trazer tecnologia e agilidade nos processos

Possibilidade de realizar comunicados internos através do blog. Extrair diversos relatórios disponíveis no sistema. Criar agendamentos de processos atrelados aos alertas. Realizar a gestão de documentos de forma eletrônica, eliminando a necessidade de papel e agilizando o acesso às informações. Crie e gerencie as hierarquias de fluxos de aprovações para as requisições eletrônicas.
  • Blog Corporativo
  • Gerenciadores e extratores de informações
  • Agendamento
  • Alertas
  • Workflow
  • Gestão Eletrônica de Documentos
sistema-rh

PORTAIS

São diversas funcionalidades gerenciais e operacionais para dar autonomia aos usuários, dar acesso às informações e criar agilidade para o RH.

O acesso ao portal pode ser realizado através de dispositivo smartphone, tablet e desktop por utilizar tecnológica responsiva e acessando as funcionalidades do dispositivo.
  • Portal do Gestor
  • Portal do Colaborador
  • Portal do Operador
  • Currículo de Candidato
  • Chamado