Dia do Profissional do RH: entenda a história do dia 3 de Junho e a importância da área
Dia Pofissional RH Blog

Dia do Profissional do RH: entenda a história do dia 3 de Junho e a importância da área

Todas as profissões têm a sua importância e devem ser celebradas, mas não poderíamos deixar de destacar uma data muito especial que é o Dia do Profissional de RH. Falar em Recursos Humanos nos leva a refletir sobre o quanto as pessoas, principais ativos dessa área, estão cada vez mais em destaque nas organizações.

Por isso, ao longo deste conteúdo, você vai ficar por dentro de como surgiu a data mundialmente e aqui no Brasil, entender os motivos pelos quais esse dia deve ser comemorado, qual é o papel e a relevância do profissional para as empresas e muito mais! Então, boa leitura!

O Dia do Profissional de RH

A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).

Na ocasião, vários países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. Aqui no Brasil, ela ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

À época da criação da comemoração, já se chamava atenção para a importância da valorização dos colaboradores no ambiente corporativo e a gestão de pessoas já era vista como uma área estratégica dentro das companhias. Mais de 40 anos depois, os profissionais ainda enfrentam vários desafios e o segmento está sempre se transformando, tanto que já temos o RH 4.0.

Os motivos para celebrar o profissional de RH

Um setor que desempenha ações tão estratégicas com o principal capital de uma empresa, que são os colaboradores, tem diversos motivos para celebrar a data. Tenha em mente que as principais formas de garantir mais engajamento dos times, identificar e treinar líderes  e saber gerir de acordo as competências comportamentais só é possível por conta dos esforços da equipe de RH.

Ainda, todo o processo organizacional de uma empresa passa pela atuação minuciosa do RH. Desde as fases de recrutamento e seleção, na integração de cada colaborador, avaliações de desempenho, nos programas para melhoria da produtividade e, consequentemente, os resultados de uma companhia, tudo tem participação dos Recursos Humanos.

Por fim, além dessas ações, pense no dia a dia de uma empresa e veja como o setor se encaixa em cada umas dessas atividades:

  • reuniões com os times de colaboradores;
  • reuniões com os líderes;
  • feedbacks aos colaboradores;
  • conscientização dos gestores sobre a importância de dar feedback aos liderados;
  • campanhas de conscientização organizacional;
  • desenvolvimento das políticas internas;
  • difusão da cultura organizacional.

As maneiras de celebrar o dia desses profissionais

A comemoração de uma profissão tão relevante para uma empresa não deve passar em branco. Logo, se você é líder desse time, não deixe de distribuir alguns brindes representativos e mimos para os colaboradores que trabalham ao seu lado.

Para tanto, transmita mensagens que reforcem a importância do trabalho e do esforço de todos, principalmente pelo apoio em um momento crise. Pode parecer pouco, mas como você lida com pessoas, sabe bem que pequenas atitudes de reconhecimento, gratidão e espírito de equipe ajudam a fortalecer o grupo e o DNA da companhia.

A importância do setor de RH nas empresas

Na década de 70, o diferencial competitivo de uma empresa era a quantidade de máquinas que ela tinha para desempenhar suas atividades — muitas, inclusive, trocaram a mão de obra humana pela velocidade dos maquinários.

Mas essas ferramentas desempenhavam (e ainda desempenham) tarefas rotineiras, repetitivas e padronizadas, ou seja, por mais que as máquinas entregassem excelentes resultados, devido à alta performance obtida pela velocidade única, elas não exerciam a atividade intelectual do homem.

Por isso, com o passar dos anos, os diferenciais competitivos foram mudando, desligando-se das máquinas e optando pela qualidade, depois pelos processos, tecnologia da informação, até chegar nas “pessoas”, que hoje são a principal necessidade de gestão em uma organização.

Inclusive, podemos dizer que, atualmente, a gestão de pessoas está muito relacionada à tecnologia da informação. Mas agora não é uma em detrimento de outra, e sim ambas aliadas e parceiras para otimização das atividades diárias do setor e para o alcance do sucesso de uma empresa. Nesse sentido, existem alguns benefícios. Acompanhe!

Aumenta a produtividade

Existe uma realidade em todas as organizações: quando os colaboradores estão satisfeitos no ambiente de trabalho, eles têm muito mais empenho para desenvolver suas atividades, por isso, produzem mais. E o RH exerce um papel fundamental nesse processo.

Isso acontece porque são vários os fatores que podem diminuir a satisfação das pessoas: falta de comunicação ou comunicação ineficiente com o líder, descontentamento com o salário, entre outros. E isso só será identificado com a ajuda do profissional de RH que, a partir daí, conseguirá propor soluções para cada caso.

Dinamiza os processos

Lembra-se de que falamos da parceria de RH e tecnologia? Aqui temos mais um exemplo de como isso pode dar certo e elevar o nível de atividades. A tecnologia auxilia na redução de etapas ou processos burocráticos, que podem ser automatizados. Nesse sentido, podemos citar a triagem, por meio da internet, de candidatos que enviam vídeo currículos nos processos seletivos.

Contribui para visão sistêmica

Cada vez mais os gestores de RH se tornam parceiros de negócios  — assunto que daremos mais detalhes adiante — ou são verdadeiros braços direitos dos presidentes e CEOs nas organizações. Nesse contexto, o setor é capaz de auxiliar no posicionamento estratégico da companhia com a visão sistêmica dos processos que envolvem as pessoas.

Orienta a organização

A orientação do RH é percebida em todos os setores de uma empresa, pois desde o momento em que um colaborador é recrutado até o seu desligamento, independentemente do setor, ele passa pelo trabalho desses profissionais.

Ainda, como desempenha ações estratégicas, o setor é um aliado, por exemplo, quando um gestor quer demitir um colaborador. Por que essa pessoa deve ser demitida? Podemos remanejá-lo ou trabalhar pontos de melhoria? Essas são algumas questões que servirão de orientação para os líderes.

Tomada de decisões mais estratégicas

Cada vez mais, o RH fala a mesma língua da alta gerência de uma organização. Hoje, o setor conta com subsídios para oferecer dados, números e demais informações que servirão de suporte para as tomadas de decisão da empresa, seja em qual área isso for necessário.

O futuro do RH

As companhias são feitas, essencialmente, de pessoas, e em um ambiente de trabalho com indivíduos tão diferentes e que exercem atividades de maneiras distintas, saber “lidar com pessoas” é algo valioso para o sucesso da empresa.

Mas sabemos que gerir indivíduos é um desafio e esse é um dos pontos que mais ressalta a importância dos profissionais desse setor, que será cada vez mais integrado à tecnologia, tendo-a como sua aliada nos processos.

A importância da análise de dados no RH

Na análise de dados, evolução cada vez mais necessária em todos os setores de uma empresa, o People Analytics será peça estratégica para apurar e transmitir dados dos profissionais aos gestores. Assim, os líderes terão embasamentos mais efetivos e concretos para tomarem suas decisões.

O RH estratégico por meio da tecnologia

Anteriormente, mencionamos que a tecnologia agora é uma parceira do RH e não mais a protagonista, como era até anos atrás. E essa parceria ganha cada vez mais espaço nas empresas, sendo uma tendência em constante evolução para o setor daqui para frente.

Nesse sentido, dados são apurados, relatórios são gerados e todas as ações da área não serão baseadas em achismos, e sim em bases estruturadas, pois os números são exatos e servem como referência e orientação para dar os próximos passos na gestão de pessoas.

Percebeu como em todas as atividades e setores de uma organização o Recursos Humanos está envolvido direta ou indiretamente? Por isso, celebre o Dia do Profissional de RH, pois você é peça fundamental para fazer uma empresa alcançar os resultados e o sucesso no mercado!

Deixe seu comentário

Agende uma Conversa

Seus dados estarão seguros e serão utilizados para que possamos entrar em contato.

Trabalhe Conosco

teste_Prancheta 1

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Tenha eficiência na administração e armazenamento de informações pessoais e funcionais dos colaboradores.

Esta ferramenta é integrada ao módulo do eSocial e permite que as atividades operacionais do Departamento Pessoal sejam simplificadas com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.
  • Administração e Gestão de Pessoal
  • Gestão de Cargos e Salários
  • Plano de Carreira
  • Desenvolvimento
  • Treinamento
  • Muito +

Solicite Suporte

sistema-rh

FINANCEIRO

Simplifique a geração da folha de pagamento na sua organização. As informações financeiras são processadas de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema, adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.
  • Folha de Pagamento
  • Gestão de Remuneração Fixa
  • Gestão de Remuneração Variável
sistema-rh

PONTO ELETRÔNICO

Realize a gestão e controle das informações de frequência dos colaboradores, gerando dados de pagamentos, controle de escalas, jornadas, abonos, faltas e muito mais. Com um sistema de ponto eletrônico totalmente integrado, problemas podem ser evitados em relação às jornadas de trabalho e seus reflexos na folha de pagamento, médias, rescisão e compra de benefícios.
  • Controle de Escalas e Jornadas
  • Abonos de marcações
  • Controle de ocorrências, afastamentos e justificativas
  • Gestão de horas para folha
  • Marcação de ponto on-line
  • Integrações com relógios de ponto
  • Atendimento às Portarias 1510 e 373
sistema-rh

JURÍDICO

Os processos trabalhistas podem representar um alto ônus para as empresas, sendo assim, o DP deve estar sempre atento a todas as regras ditadas pela Legislação e assegurar que tudo está normalizado.

Entendendo o tamanho da responsabilidade em manter essa área sempre nos eixos, não podendo sair nunca do controle e a dificuldade para acompanhar todas as regras pertinentes, entendemos que é necessário que o DP, e os gestores estejam sempre em acompanhamento, portanto desenvolvemos essa ferramenta de Processos Trabalhistas para a sua melhor gestão.
  • Gestão de Processos Trabalhistas
sistema-rh

VAGAS E RECRUTAMENTO

Gestão e acompanhamento do orçamento de pessoal, criação de vagas e recrutamento. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa. Pesquisar pessoas chaves para determinadas vagas e acompanhamento de carreira dentro da organização, quando cadastrados seus dados profissionais dentro do banco de talentos.
  • Recrutamento e Seleção
  • Headcount
  • Orçamentos
  • Gestão de Talentos
teste-08

SAÚDE E SEGURANÇA

Os recursos humanos demandam total atenção quanto ao cuidar bem da saúde e segurança, além de ser uma obrigação social, é uma exigência legal de acordo com as Normas Regulamentadoras da legislação.

Gestão da Medicina e Segurança do Trabalho por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantendo constantemente atualizadas as informações para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
  • Segurança do Trabalho
  • Medicina Ocupacional
teste

PEOPLE ANALYTICS

Indicadores inteligentes para você e sua empresa. Integrado a todos os módulos do sistema, o People Analytics é uma ferramenta que auxilia nas tomadas de decisão da sua organização, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores. Com essa funcionalidade, você consegue fazer uma análise mais objetiva das informações, reduzir riscos na hora de tomar uma decisão, e ter uma gestão mais estratégica e automatizada.
  • Indicadores Analíticos e Sintéticos
  • Flexibilidade na utilização
  • Cruzamento de informações
  • Ferramentas para exportação de dados
  • Integração com ferramentas de BI
  • Muito +
teste

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Os benefícios corporativos são uma excelente forma de reter talentos nas empresas, promover o bem- estar dos colaboradores e aumentar a produtividade.

Neste módulo, é possível realizar o gerenciamento e ter o completo tratamento dos benefícios da empresa, com uma ampla gestão.
  • Gestão de informações dos benefícios fixos e variáveis
  • Gestão de dados para compra de benefícios
  • Exportação de valores calculados para folha
  • Controle de custos em visão macro e micro
  • Regras para disponibilidade de benefícios
  • Muito +
teste

ESOCIAL

Ferramenta ágil, preparada para se adaptar facilmente às mudanças e exigências legais. As informações são obtidas diretamente dos cadastros do sistema, que possuem um alto nível de parametrização para o eSocial. Contando com mensageria própria, esta ferramenta se constitui numa solução completa, preparada para atender plenamente às necessidades de empresas de diversos portes e de diferentes áreas de atuação.
  • Gerenciamento e envio das informações obrigatórias
  • Gestão de envio e recebimento
  • Mensageria própria
  • Controle de Logs de envio e retornos do governo
  • Muito +
sistema-rh

AVALIAÇÃO

Montagem, gestão e controle de todos os tipos de avaliações. Com essa funcionalidade, a empresa poderá aplicar periodicamente vários tipos de metodologias de avaliações, visando planos estratégicos de desenvolvimento e performance dos times e colaboradores. Realize o acompanhamento dos resultados integrados ao People Analytics e planos de bonificações por conquistas.
  • Criação de qualquer modelo de avaliação
  • Gestão e avaliação de metas (KPIs)
  • Gestão de competências
  • Feedbacks
  • Relatórios gerenciais
  • Muito +
teste

REQUISIÇÕES ELETRÔNICAS

Processos muito mais ágeis e inteligentes para os o RH, descentralizando e dando autonomia para os gestores e colaboradores nas solicitações rotineiras e de impactos.

Completo atendimento às necessidades das empresas. Todas as requisições são submetidas às políticas e workflow das empresas, considerando acessos e níveis de hierarquia.
  • Promoções e Movimentações
  • Vagas e Pessoas
  • Ponto Eletrônico
  • Benefícios
  • Férias
  • Desligamento
  • Muito +
sistema-rh

TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e possam desenvolver suas habilidades e novas competências, aumentando seus resultados e gerando aprimoramento pessoal e profissional. Nosso módulo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia esses processos a atingirem resultados vantajosos para os colaboradores e para sua organização.
  • Planejamento de treinamento
  • Planejamento de turmas
  • Necessidades de treinamento
  • Gerenciamento das informações de treinamento
  • Acompanhamento e planejamento orçamentário
  • Avaliação de treinamentos
  • Avaliação de treinados
  • Controle de competências
  • Controle de despesas
  • Muito +
sistema-rh

FERRAMENTAS

Para complementar as operações do RH, disponibilizamos uma série de ferramentas administrativas e de comunicação para trazer tecnologia e agilidade nos processos

Possibilidade de realizar comunicados internos através do blog. Extrair diversos relatórios disponíveis no sistema. Criar agendamentos de processos atrelados aos alertas. Realizar a gestão de documentos de forma eletrônica, eliminando a necessidade de papel e agilizando o acesso às informações. Crie e gerencie as hierarquias de fluxos de aprovações para as requisições eletrônicas.
  • Blog Corporativo
  • Gerenciadores e extratores de informações
  • Agendamento
  • Alertas
  • Workflow
  • Gestão Eletrônica de Documentos
sistema-rh

PORTAIS

São diversas funcionalidades gerenciais e operacionais para dar autonomia aos usuários, dar acesso às informações e criar agilidade para o RH.

O acesso ao portal pode ser realizado através de dispositivo smartphone, tablet e desktop por utilizar tecnológica responsiva e acessando as funcionalidades do dispositivo.
  • Portal do Gestor
  • Portal do Colaborador
  • Portal do Operador
  • Currículo de Candidato
  • Chamado