Assinatura Eletrônica e a revolução no RH e Departamento Pessoal
assinatura eletronica DP blog

Assinatura Eletrônica e a revolução no RH e Departamento Pessoal

O ano de 2020 e 2021, está longe de ser simples para as empresas e para a sociedade. Durante a pandemia de covid-19, diversas empresas precisaram lidar rapidamente com uma realidade que já se apresentava havia certo tempo: a digitalização da área de recursos humanos.

Muitas transformações já haviam ocorrendo, porém com o cenário pandêmico essas transformações aceleraram. Dessa forma, as relações trabalhistas também mudaram. Horários foram flexibilizados, ambientes de trabalho se transformaram e o modo de se exercer as atividades corporativas sofreu profundas alterações. É necessário um novo jeito de lidar com pessoas dentro das empresas. Sendo assim, os responsáveis por Recursos Humanos, principalmente, tiveram que se atualizar.

Naturalmente, esse novo panorama contou com uma forte colaboração da tecnologia. O mercado viu que para aproveitar ao máximo essa revolução, era preciso fornecer ao profissional de RH ferramentas mais atuais e completas para o seu trabalho. Veja a seguir como a assinatura eletrônica contribui para otimizar e facilitar a relação empresa e colaborador.

O que é assinatura eletrônica?

De modo geral, ao assinar um documento, autentica-se aquele conteúdo, ou seja, comprova-se que tudo que está ali escrito se faz verdadeiro. Assim, o signatário fornece essa garantia sobre o documento assinado.

Ou seja, percebe-se que a assinatura apresenta um caráter legal, uma vez que o assinante declara que os dados escritos são verídicos. Atualmente, as pessoas podem firmar documentos com a utilização da assinatura eletrônica.

Essa tecnologia é utilizada a fim de autenticar documentos eletrônicos por meio de chaves criptografadas, com objetivo de trazer legitimidade ao documento de forma virtual, para identificar o signatário e garantir a integridade do conteúdo após assinatura. Basta um simples clique no link, para que o documento seja aberto, revisado, assinado e concluído. Dessa maneira, gestores, colaboradores, fornecedores e, até mesmo, clientes podem assinar contratos e documentos em geral de modo fácil, econômico e eficaz, permitindo que haja uma maior segurança de registro e dos envolvidos no processo.

Como pode ser usada no RH?

É comum que os responsáveis pelo RH de uma empresa estejam envolvidos com papeladas admissionais. Isso aumenta em negócios de médio e grande porte, os quais costumam ter uma maior rotatividade de colaboradores. Esse fato é sinônimo de bastante tempo dedicado à averiguação de dados, análise e traslado de documentação, várias assinaturas e principalmente: O arquivamento por anos e anos de todos os documentos assinados (de férias, a carta oferta, por exemplo).

Assim, tudo isso pode ser melhorado com o uso da assinatura eletrônica no RH, que promove o compartilhamento das documentações com quem precisa assiná-las, sem depender de impressão, presença física e tempo para isso.

Quais os benefícios de utilizá-la?

A assinatura eletrônica no RH pode proporcionar vários benefícios ao seu negócio. Veja, a seguir, alguns deles.

Reduz consumo de papel

Determinados negócios produzem bastante lixo e sequer percebem isso. A grande quantidade de consumo de papel, seja para impressão, seja para oferecer suporte às atividades, é algo que não condiz com a realidade atual do mercado.

Isso pelo fato de que a busca pela eficiência faz com que todos os serviços sejam alocados para os meios digitais, e a documentação de uma empresa migra por meio da digitalização.

Desse modo, a companhia ganha ao economizar deixando de assinar documentos em papel e, assim, reduz custos com impressões, além de contribuir para seu crescimento por meio de métodos sustentáveis.

Ganha agilidade e eficiência

É comum que todo gestor deseje processos empresariais funcionando de modo rápido e ágil. Sendo assim, utilizar soluções que facilitem as atividades essenciais tende a melhorar o cotidiano da empresa e proporciona maior eficiência.

Com o uso da assinatura eletrônica no RH, é possível criar documentos de modo automático, assiná-los e armazená-los na nuvem, reduzindo, dessa forma, a lentidão dos processos. Além disso, a assinatura pode ser realizada diretamente pelo smartphone e de qualquer lugar, o que ajuda muito empresas com escritórios e fábricas em diversos lugares ou até com colaboradores remotos.

Centraliza processos

Ao utilizar uma solução para a gestão de assinatura eletrônica no RH, o fluxo de documentos pode ser efetivado de forma digital, podendo integrar as informações a outros sistemas.

Também se pode adotar o método de padronizar todos os registros, simplificando a criação e entendimento dos documentos do setor de Recursos Humanos, a plataforma de assinatura eletrônica permite a criação de templates com campos variáveis para serem preenchidos. Além do mais, o uso da criptografia protege a assinatura eletrônica, evitando possíveis fraudes e falsificações.

Proporciona segurança no armazenamento

A assinatura eletrônica no RH proporciona segurança no armazenamento de documentos. Como um setor de Recursos Humanos não digital conta com diversos arquivos físicos de colaboradores, muitos deles começam a se deteriorar com o passar do tempo e além disso existe um custo alto para armazenar estes documentos e um problema imenso sempre que é preciso buscar um documento específico.

Assim, com os documentos assinados de forma digital isso não acontece, uma vez que eles ficam alocados em servidores criptografados, totalmente seguros com certificações internacionais e ainda ficam disponíveis para serem acessados quando for necessário.

Como implementar?

Hoje, a Natcorp já possui a própria plataforma de assinatura eletrônica, que faz o próprio armazenamento desses documentos. Não é necessário imprimi-los. E o mais importante é que esses contratos possuem validade jurídica, com base nas normas de certificação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP -Brasil) e seguindo a MP 2.200-2 de 2001. Vale ressaltar que a assinatura eletrônica está, também, em conformidade com outros dispositivos da legislação brasileira que recaem sobre o âmbito trabalhista, como o artigo 107 do Código Civil e a Lei 13.874 de 2019.

A assinatura eletrônica da Natcorp tem validação através do Certificado Digital do tipo A1, informação da Hash do documento (que identifica se houve qualquer manipulação das informações originais do documento), ponto de autenticação via Token enviado para o e-mail do signatário, bem como as informações de documento, nome completo, data de nascimento e endereço IP do dispositivo utilizado pelo signatário.

Por meio de ferramentas adequadas, a fim de garantir a segurança do processo, toda empresa pode utilizar esse mecanismo para validar um documento eletrônico, não apenas no RH. Isso proporciona agilidade à concretização de negócio, uma vez que a assinatura eletrônica costuma ser utilizada para firmar contratos de compra e venda, contrato de serviço, planos de saúde e contratos de aluguel, automatizar acordos, entre outros.

Conclusão

Enfim, utilizar a assinatura eletrônica no RH da sua empresa vai simplificar bastante todos os processos que envolvem documentos. Fica clara a importância de implementar esse tipo de ferramenta na gestão do setor de Recursos Humanos, para cortar custos, eliminar burocracias e permitir que seus colaboradores foquem no que realmente é importante para sua empresa. Inovar essa área é fundamental, tanto para motivar seus colaboradores quanto para otimizar rotinas, proporcionando, dessa forma, vantagens para o seu negócio.

Levando em conta os benefícios tanto para as empresas quanto para a experiência do colaborador, a questão deixa de ser sobre se o RH irá usar a assinatura eletrônica, mas sim quando a usará.

E aí, gostou deste artigo? Então, que tal implementar nossa ferramenta, e saber como ela pode otimizar os processos da sua empresa?

Deixe seu comentário

Seus dados estarão seguros e serão utilizados para que possamos entrar em contato.

Trabalhe Conosco

teste_Prancheta 1

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Tenha eficiência na administração e armazenamento de informações pessoais e funcionais dos colaboradores.

Esta ferramenta é integrada ao módulo do eSocial e permite que as atividades operacionais do Departamento Pessoal sejam simplificadas com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.
  • Administração e Gestão de Pessoal
  • Gestão de Cargos e Salários
  • Plano de Carreira
  • Desenvolvimento
  • Treinamento
  • Muito +

Solicite Suporte

sistema-rh

FINANCEIRO

Simplifique a geração da folha de pagamento na sua organização. As informações financeiras são processadas de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema, adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.
  • Folha de Pagamento
  • Gestão de Remuneração Fixa
  • Gestão de Remuneração Variável
sistema-rh

PONTO ELETRÔNICO

Realize a gestão e controle das informações de frequência dos colaboradores, gerando dados de pagamentos, controle de escalas, jornadas, abonos, faltas e muito mais. Com um sistema de ponto eletrônico totalmente integrado, problemas podem ser evitados em relação às jornadas de trabalho e seus reflexos na folha de pagamento, médias, rescisão e compra de benefícios.
  • Controle de Escalas e Jornadas
  • Abonos de marcações
  • Controle de ocorrências, afastamentos e justificativas
  • Gestão de horas para folha
  • Marcação de ponto on-line
  • Integrações com relógios de ponto
  • Atendimento às Portarias 1510 e 373
sistema-rh

JURÍDICO

Os processos trabalhistas podem representar um alto ônus para as empresas, sendo assim, o DP deve estar sempre atento a todas as regras ditadas pela Legislação e assegurar que tudo está normalizado.

Entendendo o tamanho da responsabilidade em manter essa área sempre nos eixos, não podendo sair nunca do controle e a dificuldade para acompanhar todas as regras pertinentes, entendemos que é necessário que o DP, e os gestores estejam sempre em acompanhamento, portanto desenvolvemos essa ferramenta de Processos Trabalhistas para a sua melhor gestão.
  • Gestão de Processos Trabalhistas
sistema-rh

VAGAS E RECRUTAMENTO

Gestão e acompanhamento do orçamento de pessoal, criação de vagas e recrutamento. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa. Pesquisar pessoas chaves para determinadas vagas e acompanhamento de carreira dentro da organização, quando cadastrados seus dados profissionais dentro do banco de talentos.
  • Recrutamento e Seleção
  • Headcount
  • Orçamentos
  • Gestão de Talentos
teste-08

SAÚDE E SEGURANÇA

Os recursos humanos demandam total atenção quanto ao cuidar bem da saúde e segurança, além de ser uma obrigação social, é uma exigência legal de acordo com as Normas Regulamentadoras da legislação.

Gestão da Medicina e Segurança do Trabalho por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantendo constantemente atualizadas as informações para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
  • Segurança do Trabalho
  • Medicina Ocupacional
teste

PEOPLE ANALYTICS

Indicadores inteligentes para você e sua empresa. Integrado a todos os módulos do sistema, o People Analytics é uma ferramenta que auxilia nas tomadas de decisão da sua organização, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores. Com essa funcionalidade, você consegue fazer uma análise mais objetiva das informações, reduzir riscos na hora de tomar uma decisão, e ter uma gestão mais estratégica e automatizada.
  • Indicadores Analíticos e Sintéticos
  • Flexibilidade na utilização
  • Cruzamento de informações
  • Ferramentas para exportação de dados
  • Integração com ferramentas de BI
  • Muito +
teste

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Os benefícios corporativos são uma excelente forma de reter talentos nas empresas, promover o bem- estar dos colaboradores e aumentar a produtividade.

Neste módulo, é possível realizar o gerenciamento e ter o completo tratamento dos benefícios da empresa, com uma ampla gestão.
  • Gestão de informações dos benefícios fixos e variáveis
  • Gestão de dados para compra de benefícios
  • Exportação de valores calculados para folha
  • Controle de custos em visão macro e micro
  • Regras para disponibilidade de benefícios
  • Muito +
teste

ESOCIAL

Ferramenta ágil, preparada para se adaptar facilmente às mudanças e exigências legais. As informações são obtidas diretamente dos cadastros do sistema, que possuem um alto nível de parametrização para o eSocial. Contando com mensageria própria, esta ferramenta se constitui numa solução completa, preparada para atender plenamente às necessidades de empresas de diversos portes e de diferentes áreas de atuação.
  • Gerenciamento e envio das informações obrigatórias
  • Gestão de envio e recebimento
  • Mensageria própria
  • Controle de Logs de envio e retornos do governo
  • Muito +
sistema-rh

AVALIAÇÃO

Montagem, gestão e controle de todos os tipos de avaliações. Com essa funcionalidade, a empresa poderá aplicar periodicamente vários tipos de metodologias de avaliações, visando planos estratégicos de desenvolvimento e performance dos times e colaboradores. Realize o acompanhamento dos resultados integrados ao People Analytics e planos de bonificações por conquistas.
  • Criação de qualquer modelo de avaliação
  • Gestão e avaliação de metas (KPIs)
  • Gestão de competências
  • Feedbacks
  • Relatórios gerenciais
  • Muito +
teste

REQUISIÇÕES ELETRÔNICAS

Processos muito mais ágeis e inteligentes para os o RH, descentralizando e dando autonomia para os gestores e colaboradores nas solicitações rotineiras e de impactos.

Completo atendimento às necessidades das empresas. Todas as requisições são submetidas às políticas e workflow das empresas, considerando acessos e níveis de hierarquia.
  • Promoções e Movimentações
  • Vagas e Pessoas
  • Ponto Eletrônico
  • Benefícios
  • Férias
  • Desligamento
  • Muito +
sistema-rh

TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e possam desenvolver suas habilidades e novas competências, aumentando seus resultados e gerando aprimoramento pessoal e profissional. Nosso módulo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia esses processos a atingirem resultados vantajosos para os colaboradores e para sua organização.
  • Planejamento de treinamento
  • Planejamento de turmas
  • Necessidades de treinamento
  • Gerenciamento das informações de treinamento
  • Acompanhamento e planejamento orçamentário
  • Avaliação de treinamentos
  • Avaliação de treinados
  • Controle de competências
  • Controle de despesas
  • Muito +
sistema-rh

FERRAMENTAS

Para complementar as operações do RH, disponibilizamos uma série de ferramentas administrativas e de comunicação para trazer tecnologia e agilidade nos processos

Possibilidade de realizar comunicados internos através do blog. Extrair diversos relatórios disponíveis no sistema. Criar agendamentos de processos atrelados aos alertas. Realizar a gestão de documentos de forma eletrônica, eliminando a necessidade de papel e agilizando o acesso às informações. Crie e gerencie as hierarquias de fluxos de aprovações para as requisições eletrônicas.
  • Blog Corporativo
  • Gerenciadores e extratores de informações
  • Agendamento
  • Alertas
  • Workflow
  • Gestão Eletrônica de Documentos
sistema-rh

PORTAIS

São diversas funcionalidades gerenciais e operacionais para dar autonomia aos usuários, dar acesso às informações e criar agilidade para o RH.

O acesso ao portal pode ser realizado através de dispositivo smartphone, tablet e desktop por utilizar tecnológica responsiva e acessando as funcionalidades do dispositivo.
  • Portal do Gestor
  • Portal do Colaborador
  • Portal do Operador
  • Currículo de Candidato
  • Chamado