Novo papel do Gestor de RH
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Novo papel do Gestor de RH

Com a nova realidade, o responsável pelo RH assume como Gestor de Negócios.

Um ano desde o início de uma pandemia, nota-se consequências diretas em empresas de todos os tipos e setores. Esta nova realidade tem acelerado um processo que já vinha sendo modificado há alguns anos dentro da área de Recursos Humanos.

Atualmente, o responsável pelo RH tem assumido o papel de gestor de negócios. Através da tecnologia e de softwares de gestão de tempo e produtividade, o profissional de RH desenvolveu uma função estratégica, alinhada e aderente às necessidades do negócio e com decisões muito mais assertivas para o desenvolvimento da empresa.

De um modo geral, a nova realidade de trabalho exige uma compreensão real das necessidades de cada colaborador, para garantir processos mais humanos e assertivos ao levá-los para um ambiente virtual, seja híbrido ou remoto.

Ou seja, está muito relacionado à gestão de pessoas e ao relacionamento humano. Mesmo que o meio seja digital, a conexão e o vínculo precisam ser mantidos e fortalecidos.

Neste contexto, pode-se perceber que garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores está diretamente relacionado à produtividade e ao desempenho.

A partir do momento que as pessoas são parte significativa da realização dos projetos e dos negócios, o profissional de RH passa a ser um gestor a serviço de melhores resultados para a empresa.

 

Ferramentas tecnológicas

Esta evolução para um RH estratégico, conectado ao negócio, exige novas maneiras de exercer esta função, como a utilização de ferramentas tecnológicas que auxiliem neste processo.

A tecnologia automatiza os processos da área, os tornando mais dinâmicos, reduzindo custos e deixando a empresa mais próxima dos seus colaboradores.

Isto é, permite que o RH desempenhe este papel estratégico, otimizando tempo, melhorando processos, aumentando o conhecimento sobre os colaboradores e permitindo análises que apoiam a liderança da empresa.

A implementação destas tecnologias desempenha um papel fundamental em todas as etapas deste processo, desde o mapeamento e identificação dos melhores perfis, durante o processo de recrutamento e seleção, até o processo de capacitação e desenvolvimento do colaborador dentro da empresa.

Em contrapartida, quando falamos sobre ferramentas de melhoria de processos, tocamos em um assunto delicado. Dessa forma, a aceitação destas novas ferramentas de trabalho por parte do colaborador pode ser conturbada.

Sendo assim, a utilização destas plataformas deve ser pautada na transparência, no equilíbrio e no respeito, procurando entender o mecanismo de cada um.

Esta transparência precisa estar presente em todos os momentos, desde a implantação do software, até o dia a dia, tanto do gestor, quanto do colaborador.

 

Home office e os novos ambientes de trabalho

Em relação aos novos ambientes de trabalho, quando se fala em home office, por exemplo, operação que muitas empresas estão praticando neste momento, percebemos, inicialmente, um grande aumento de produtividade, afinal, as pessoas não ficam mais presas no trânsito e conseguem se dedicar e produzir mais.

Porém, ao mesmo tempo, existe um excesso da carga de trabalho e falta de imposição de limites. Em muitos momentos, o trabalho se confunde com a vida pessoal, invade o horário de almoço e até mesmo o de final de expediente.

Neste contexto, a tecnologia tem função primordial para o RH e, principalmente, para o próprio colaborador. Ela ajuda a calibrar esse equilíbrio entre o emocional e a produtividade.

Isto é, são elas que auxiliam a cumprir a rotina de uma maneira mais organizada e planejada, sem que o trabalho invada momentos do colaborador que devem ser preservados.

Além disso, a implementação destas ferramentas gera diversos outros benefícios que podem ser explorados pela empresa e, também, pelos colaboradores, como a garantia de produtividade com qualidade de vida e bem-estar, a gestão de horas extras e o desgaste dos colaboradores, além do mapeamento de padrões de comportamento, identificação de distrações, pontos de melhorias/pontos de atenção e, principalmente, a auto-gestão dos colaboradores.

 

Limite do monitoramento e a garantia de privacidade

Quando seguimos nesta linha de discussão, logo esbarramos na antiga questão: qual o limite entre monitoramento e invasão de privacidade? O monitoramento é um contexto legal do ponto de vista jurídico.

O acompanhamento do método de trabalho é uma prática que acontece e é necessária. Contudo, existe o limite, uma ética digital que não pode ser deixada de lado. Por exemplo, horário de almoço é horário de almoço.

É o momento de pausa, de descanso, seja para se alimentar ou fazer qualquer atividade que seja da pessoa. Então, tudo parte do respeito, do equilíbrio e da transparência.

Nós estamos passando por um contexto de preocupação com o indivíduo. Desta forma, são estas ferramentas que possibilitam conhecer estes limites juntos e adequar as políticas para que tenha a melhor produtividade, respeitando o equilíbrio e a saúde do colaborador.

 

Potencial de produtividade

É importante entendermos que nem sempre a melhor produtividade é aquela dos modelos tradicionais, em que as tarefas devam ser realizadas imediatamente.

Em certos momentos, se o colaborador tiver uma tarde para fazer alguma coisa para ele, quem disse que no outro dia ele não poderá produzir o dobro, ou até o triplo, pelo simples fato de estar satisfeito, de poder ter essa flexibilidade?

Existem negócios em que isso é possível e outros, infelizmente, nem tanto, porque podem precisar realmente daquela pessoa, naquele determinado momento e horário.

Sendo assim, é necessário entender todo esse contexto com o auxílio da ferramenta. Entender que melhor produtividade é, inclusive, a produtividade do momento que você não está produzindo, mas que também tem que fazer parte da sua jornada durante o seu expediente.

É a partir disto que conseguimos calibrar esse limite da privacidade, da qualidade de vida e da produtividade. Inclusive, isso não deveria ser um interesse só do empregador.

É um interesse de todos nós, que trabalhamos e precisamos equilibrar todos os setores de nossas vidas. E é neste ponto que observamos, mais uma vez, o novo papel de gestor de negócios, assumido pelo RH.

 

A Natcorp

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Analisando o mercado brasileiro e entendendo as dificuldades no gerenciamento de Recursos Humanos, a Natcorp desenvolveu um sistema totalmente integrado e completo para otimizar os processos das organizações, sempre atualizado com as mudanças legislativas. Uma solução estratégica e tecnológica para o Gerenciamento dos Recursos Humanos.

Além disso, tendo em vista este novo cenário em que vivemos, e observando este novo papel que o RH vem tomando, conheça uma ferramenta que o auxilie poderosamente nesta nova função estratégica do RH.

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Esta ferramenta é integrada ao módulo do eSocial e permite que as atividades operacionais do Departamento Pessoal sejam simplificadas com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.
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FINANCEIRO

Simplifique a geração da folha de pagamento na sua organização. As informações financeiras são processadas de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema, adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.
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Realize a gestão e controle das informações de frequência dos colaboradores, gerando dados de pagamentos, controle de escalas, jornadas, abonos, faltas e muito mais. Com um sistema de ponto eletrônico totalmente integrado, problemas podem ser evitados em relação às jornadas de trabalho e seus reflexos na folha de pagamento, médias, rescisão e compra de benefícios.
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JURÍDICO

Os processos trabalhistas podem representar um alto ônus para as empresas, sendo assim, o DP deve estar sempre atento a todas as regras ditadas pela Legislação e assegurar que tudo está normalizado.

Entendendo o tamanho da responsabilidade em manter essa área sempre nos eixos, não podendo sair nunca do controle e a dificuldade para acompanhar todas as regras pertinentes, entendemos que é necessário que o DP, e os gestores estejam sempre em acompanhamento, portanto desenvolvemos essa ferramenta de Processos Trabalhistas para a sua melhor gestão.
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VAGAS E RECRUTAMENTO

Gestão e acompanhamento do orçamento de pessoal, criação de vagas e recrutamento. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa. Pesquisar pessoas chaves para determinadas vagas e acompanhamento de carreira dentro da organização, quando cadastrados seus dados profissionais dentro do banco de talentos.
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SAÚDE E SEGURANÇA

Os recursos humanos demandam total atenção quanto ao cuidar bem da saúde e segurança, além de ser uma obrigação social, é uma exigência legal de acordo com as Normas Regulamentadoras da legislação.

Gestão da Medicina e Segurança do Trabalho por meio do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), mantendo constantemente atualizadas as informações para a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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PEOPLE ANALYTICS

Indicadores inteligentes para você e sua empresa. Integrado a todos os módulos do sistema, o People Analytics é uma ferramenta que auxilia nas tomadas de decisão da sua organização, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores. Com essa funcionalidade, você consegue fazer uma análise mais objetiva das informações, reduzir riscos na hora de tomar uma decisão, e ter uma gestão mais estratégica e automatizada.
  • Indicadores Analíticos e Sintéticos
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GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Os benefícios corporativos são uma excelente forma de reter talentos nas empresas, promover o bem- estar dos colaboradores e aumentar a produtividade.

Neste módulo, é possível realizar o gerenciamento e ter o completo tratamento dos benefícios da empresa, com uma ampla gestão.
  • Gestão de informações dos benefícios fixos e variáveis
  • Gestão de dados para compra de benefícios
  • Exportação de valores calculados para folha
  • Controle de custos em visão macro e micro
  • Regras para disponibilidade de benefícios
  • Muito +
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ESOCIAL

Ferramenta ágil, preparada para se adaptar facilmente às mudanças e exigências legais. As informações são obtidas diretamente dos cadastros do sistema, que possuem um alto nível de parametrização para o eSocial. Contando com mensageria própria, esta ferramenta se constitui numa solução completa, preparada para atender plenamente às necessidades de empresas de diversos portes e de diferentes áreas de atuação.
  • Gerenciamento e envio das informações obrigatórias
  • Gestão de envio e recebimento
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  • Controle de Logs de envio e retornos do governo
  • Muito +
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AVALIAÇÃO

Montagem, gestão e controle de todos os tipos de avaliações. Com essa funcionalidade, a empresa poderá aplicar periodicamente vários tipos de metodologias de avaliações, visando planos estratégicos de desenvolvimento e performance dos times e colaboradores. Realize o acompanhamento dos resultados integrados ao People Analytics e planos de bonificações por conquistas.
  • Criação de qualquer modelo de avaliação
  • Gestão e avaliação de metas (KPIs)
  • Gestão de competências
  • Feedbacks
  • Relatórios gerenciais
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REQUISIÇÕES ELETRÔNICAS

Processos muito mais ágeis e inteligentes para os o RH, descentralizando e dando autonomia para os gestores e colaboradores nas solicitações rotineiras e de impactos.

Completo atendimento às necessidades das empresas. Todas as requisições são submetidas às políticas e workflow das empresas, considerando acessos e níveis de hierarquia.
  • Promoções e Movimentações
  • Vagas e Pessoas
  • Ponto Eletrônico
  • Benefícios
  • Férias
  • Desligamento
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TREINAMENTOS E DESENVOLVIMENTO

O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e possam desenvolver suas habilidades e novas competências, aumentando seus resultados e gerando aprimoramento pessoal e profissional. Nosso módulo de Treinamento e Desenvolvimento auxilia esses processos a atingirem resultados vantajosos para os colaboradores e para sua organização.
  • Planejamento de treinamento
  • Planejamento de turmas
  • Necessidades de treinamento
  • Gerenciamento das informações de treinamento
  • Acompanhamento e planejamento orçamentário
  • Avaliação de treinamentos
  • Avaliação de treinados
  • Controle de competências
  • Controle de despesas
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FERRAMENTAS

Para complementar as operações do RH, disponibilizamos uma série de ferramentas administrativas e de comunicação para trazer tecnologia e agilidade nos processos

Possibilidade de realizar comunicados internos através do blog. Extrair diversos relatórios disponíveis no sistema. Criar agendamentos de processos atrelados aos alertas. Realizar a gestão de documentos de forma eletrônica, eliminando a necessidade de papel e agilizando o acesso às informações. Crie e gerencie as hierarquias de fluxos de aprovações para as requisições eletrônicas.
  • Blog Corporativo
  • Gerenciadores e extratores de informações
  • Agendamento
  • Alertas
  • Workflow
  • Gestão Eletrônica de Documentos
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PORTAIS

São diversas funcionalidades gerenciais e operacionais para dar autonomia aos usuários, dar acesso às informações e criar agilidade para o RH.

O acesso ao portal pode ser realizado através de dispositivo smartphone, tablet e desktop por utilizar tecnológica responsiva e acessando as funcionalidades do dispositivo.
  • Portal do Gestor
  • Portal do Colaborador
  • Portal do Operador
  • Currículo de Candidato
  • Chamado