Datacenter

Home / Datacenter

estrutura

A estrutura utilizada, com mais de 17 anos de experiência, tem soluções completas de Outsourcing de TI para atender ambientes de missão crítica. Possui a maior infraestrutura de Data Centers do país, a melhor e mais flexível Cloud Corporativa, além de uma ampla camada de serviços gerenciados. Tudo isto suportado por um dos maiores corpos técnicos certificados do país, processos padronizados e tecnologia de ponta que habilitam uma abordagem de IT Transformation, visando disponibilizar uma TI com agilidade, eficiência e foco no negócio. São mais de 3 mil clientes atendidos e 1500 colaboradores com mais de 280 certificações internacionais. O Datacenter está sediado em São Paulo com presença em 7 capitais Brasileiras.

0 anos de experiência
0 clientes
0 colaboradores
0 metros quadrados
0 cidades com rede própria
0 petabytes em armazenamento

portfólio

O portfólio do Datacenter é composto por soluções completas e integradas que atendem as mais diversas necessidades de TI das empresas, nos tornando trusted advisors de nossos parceiros.

experiência

O Datacenter é a empresa brasileira líder em Outsourcing de TI. Conta com um grupo sólido com forte experiência no mercado nacional, possuí experiência em gestão de ambientes de missão crítica e alto volume, além de robustez e agilidade nas operações.

Atendimento e Operações:

  •  +2,2 Bilhões de eventos de segurança
  •  +6.300 firewalls
  •  +169.000 regras de segurança
  •  Monitoração de +500.000 elementos ativos da infraestrutura
  •  +14 milhões de caixas postais ativas
  •  +400.000 domínios de internet
  •  +7.000 instâncias de bancos de dados

Backbone:

  • + 200 Gbps de capacidade de tráfego
  • + 1.800 pontos de presença
  • + 3.7 milhões de transações de e-commerce/mês
  • 70.000 seções/segundo simultâneas de streaming
  • 7 Bilhões de page views/mês
  • +34 milhões de visitantes únicos

Datacenter:

  • + de 15PBytes de dados armazenados que é equivalente a +3 milhões de horas de filme em HD
 

qualidade

Através das melhores práticas de gestão de serviços de TI, conduz planos de melhoria contínua que visam à manutenção do negócio bem como a satisfação dos colaboradores e clientes. Para isso, desenvolvem processos baseados nos requisitos da ISO/IEC 27001, ISAE 3402 (SAS 70), ISO 20000:2011, PCI, SOX, e metodologias ITIL v3 e CobiT.

certificações

Através das melhores práticas de gestão de serviços de TI, conduz planos de melhoria contínua que visam à manutenção do negócio bem como a satisfação dos colaboradores e clientes. Para isso, desenvolvem processos baseados nos requisitos da ISO/IEC 27001, ISAE 3402 (SAS 70), ISO 20000:2011, PCI, SOX, e metodologias ITIL v3 e CobiT.

Focando na Segurança, Qualidade, Desempenho e Confiabilidade, possui as seguintes certificações:

profissionais

Profissionais altamente qualificados e certificados para prover serviços de elevado nível de qualidade:

parceiros

Para atender as necessidades de clientes, oferece soluções para o seu negócio. Para isso contam com diversas parcerias tecnológicas na qual se destacam:

clientes

Uma carteira sólida de clientes:

  • 250 das 500 maiores empresas do Brasil;
  • 3 maiores companhias aéreas do Brasil;
  • 7 das 10 maiores empresas de varejo do Brasil (90% dos grandes e-commerces);
  • 6 maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil;
  • 3 dos 4 maiores grupos de educação do Brasil;
  • 6 das 10 maiores empresas de contact center do Brasil;
  • 3 dos 5 maiores adquirentes do Brasil;
  • 6 dos 10 maiores grupos imobiliários do Brasil;
  • 3 das 4 maiores indústrias de cosméticos do Brasil;
  • 2 das 3 maiores indústrias químicas do Brasil;
  • Mais de 100 empresas do segmento financeiro.

infraestrutura

O Data Center está instalado em um prédio de 8 pavimentos, projetado especialmente para atender as normas mais rígidas de segurança, disponibilidade, densidade e conectividade requeridas aos Sistemas de Tecnologia da Informação modernos. Os conceitos de Green Computing nortearam desde o início o projeto, com o objetivo de atender aos rígidos requisitos atuais, com o menor consumo de energia e emissão de resíduos. Toda a infraestrutura elétrica está instalada nos três níveis subterrâneos para total segurança e controle de acesso. No piso térreo estão localizadas as instalações das equipes responsáveis pela monitoração e administração dos sistemas de suporte e equipamentos hospedados. Os servidores e demais equipamentos de TI serão instalados nos quatro andares superiores, sendo que cada andar possui uma estrutura independente de ar-condicionado e sistemas de alimentação elétricos redundantes. No topo do edifício são instalados os sistemas de refrigeração principais, protegidos por anteparos laterais de concreto. O prédio possui doca para carga e descarga de equipamentos a partir de caminhões dentro de sua área interna e estacionamento interno para veículos de clientes previamente autorizados. São disponibilizadas também áreas para estoque temporário, montagem e testes de equipamentos, com o objetivo de minimizar o acesso às áreas efetivas onde os equipamentos se encontram em operação. A localização do Data Center, na região central da Capital Paulista, permite acesso a um suprimento confiável de energia elétrica em alta-tensão, bem como conectividade redundante com todas as principais operadoras de telecomunicações do país. Todos os sistemas das instalações – segurança, refrigeração e energia – são interligados ao BMS (Building Management System) que controla de forma integrada e inteligente cada um dos dispositivos individualmente, com o objetivo de otimizar o uso dos recursos instalados.

O Data Center dispõe de diversos níveis de segurança desde a entrada do edifício até o acesso físico aos equipamentos hospedados.

Qualquer acesso às instalações, para quaisquer atividades tais como manutenção, entrega de equipamentos, acesso aos equipamentos, etc. por pessoas não envolvidas na operação é feito apenas mediante autorização prévia e confirmada por solicitação formal e após liberação da área de segurança.

níveis de segurança

Acesso ao prédio:

• Guardas da segurança monitoram as áreas adjacentes à edificação através de circuito fechado de televisão;
• O acesso é permitido apenas às pessoas devidamente autorizadas;
• Todo o ambiente é monitorado por câmeras digitais e as imagens são gravadas 24 horas por dia pela Central de Segurança.

Acesso às áreas internas:

• Apenas permitido com acompanhamento da equipe de segurança ou operação;
• Controlado por cartão de proximidade e biometria.

Acesso às Salas de Servidores:

• Apenas permitido com acompanhamento da equipe de operação;
• Controlado por cartão de proximidade e biometria.

Acesso aos Cages e Racks:

• Apenas permitido com acompanhamento da equipe de operação;
• O controle de acesso aos cages e racks é feito por chaves ou cartões de proximidade liberadas pela equipe de operação;
• O acesso aos cages e racks é monitorado por câmeras posicionadas para gravar imagens dos corredores de acesso.

Todas as informações geradas pelos sistemas de segurança, como imagens e registros de acesso (logs) são armazenados por 90 dias, podendo ser visualizada pelos clientes mediante solicitação prévia no próprio Data Center.

O processo de liberação de acesso 24×7 deve ser feito por requisição de serviço à Central de Serviços ou no Portal do Cliente pela pessoa responsável, informada na formalização contratual, com antecedência mínima prevista nos procedimentos operacionais do Data Center.

sistema de detecção e combate a incêndio

A sala de servidores em cada andar possui piso elevado em todo ambiente, com chapas de aço recobertas com material anti-estático, com altura de 1000 mm e capacidade de carga de 1500 Kg/m2 e pontualmente de 500 Kg. Todos os equipamentos devem ser instalados em racks. Sendo que o rack padrão ocupa o espaço de 600 mm x 1050 mm e 2000 mm. A altura máxima na sala de servidores é de 2500 mm, devendo os rack ou equipamentos não exceder a 2400 mm.

Os racks fornecidos pelo DATACENTER são fechado com portas controladas por chave, essa permanecendo em local seguro e com acesso somente por profissionais do Data Center. Equipamentos que venham em seus próprios racks serão permitidos desde que dentro das limitações de espaço indicadas acima

Poderão ser disponibilizados também espaços para diversos racks protegidos por anteparos vazados – para maior eficiência do ar-condicionado. Cada uma dessas áreas é chamada de Gaiola ou Cage e pode ter, opcionalmente, o seu acesso físico controlado individualmente por dispositivo eletrônico liberado por cartão e biometria.
A disposição dos racks, sejam eles em área livre ou em cages, deverão seguir a disposição de corredor quente, corredor frio para melhor eficiência do sistema de ar-condicionado.
Os elevadores para acesso aos andares são capazes de transportar equipamentos de até 4 toneladas.

Todo cabeamento de dados é passado por calhas dispostas sob o piso elevado e segue o padrão de switches dedicados por rack – Top of Rack.
O cabeamento elétrico corre por eletrocalhas exclusivas, estrategicamente dispostas para não interferir com aquelas do cabeamento de dados.

sistema elétrico

O sistema de alimentação elétrica do DC UOLDIVEO Glete é desenhado para atender a capacidade e disponibilidade exigida nos ambientes atuais de TI. Estruturado em uma Arquitetura Paralelo Redundante, fornece energia de forma ininterrupta para todos os sistemas críticos.

Todos os sistemas são monitorados continuamente pelo BMS e permitem que manutenções sejam realizadas em todos os seus elementos sem que seja necessária a interrupção do fornecimento de energia e refrigeração dos equipamentos.

  • Subestação:
A subestação de energia em 21KV – média tensão – é atendida pela distribuidora Eletropaulo. Através de transformadores em configuração N+N, a tensão é rebaixada para 480V que alimentam internamente de forma independente o sistema de ar-condicionado e os sistemas de UPS. A capacidade total do sistema é de 9MVA.
  • Distribuição Elétrica:
A rede elétrica disponibilizada para os equipamentos em 208VAC é composta por circuitos segmentados por quadros setoriais que distribuem energia para réguas de tomadas de cada rack ou equipamento. Cada circuito é protegido individualmente por disjuntor e detector de curto-circuito.
  • Sistema de Nobreaks:

Cada andar do Data Center possui duas linhas de nobreak de 1.000 kVA cada, também denominado de UPS, na configuração de N+1 por linha. As UPS´s possuem bancos de baterias redundantes com autonomia de 12 minutos à plena carga.

Cada conjunto de UPS alimenta, em configuração cruzada, duas chaves estáticas que por sua vez alimentam cada um dos dois barramentos de energia do andar. Este esquema permite que sejam realizadas manutenções em qualquer uma das linhas sem parada para os servidores.

  • Grupo Motor Gerador:
A continuidade de energia no DC é garantida por 4 geradores de 3MVA cada, configurados em sistema N+1. Alimentando os geradores, temos tanques que totalizam 34.000 litros de Diesel.
  • Banco de Cargas:
Para a manutenção preditiva e preventiva dos sistemas do Data Center, é possível instalar um Banco de Carga que viabiliza, de forma simples e econômica, a realização destes testes, certificando a confiabilidade do sistema.
Sistema de Refrigeração:

O sistema de ar-condicionado do Data Center possui uma arquitetura em anel duplo e redundante de água gelada, alimentado por um conjunto de Chillers refrigerados a ar em configuração N+1. O anel alimenta de água gelada os Fan-Coil de precisão localizados em cada andar. Esta arquitetura permite que sejam realizadas manutenções nas tubulações e equipamentos sem necessidade de interrupção no funcionamento do ar-condicionado para os andares.

O controle de temperatura e umidade dos andares é automático, controlado e monitorado por sistema próprio do fabricante do sistema de refrigeração e integrado ao BMS.

  • O sistema é composto por 6 Chillers refrigerados a Ar de 350TR configurados em redundância N+1, totalizando uma capacidade de refrigeração de 1750TR (21.000.000 BTU);
  • Cada andar, em configuração máxima, possui 10 Fan-Coils de 36TR cada, em configuração N+2, totalizando 288TR (3.456.000 BTU). A redundância permite a manutenção de até dois equipamentos sem prejuízo da temperatura e umidade no andar;
  • A temperatura e umidade relativa do ar são automaticamente controladas pelos Fan-coils de precisão, onde sensores detectam a temperatura e umidade de retorno, ajustando a sua operação de acordo;
  • Um sistema de balanceamento integrado dos Fan-Coils permite o total equilíbrio e controle preciso da temperatura e umidade, mesmo com cargas não uniformemente distribuídas;
  • A temperatura é mantida em 21ºC (± 3 ºC), conforme os modernos padrões para equipamentos de TI;
  • A umidade do ar é mantida em 50% (± 15%), conforme os modernos padrões para equipamentos de TI.

centro de monitoramento

O comportamento do Backbone e de toda a estrutura de serviços contratados é permanentemente controlado através de um centro de operações e monitoramento de alarmes, denominado Command Center. Esse centro de operações conta com equipe técnica altamente capacitada e em constante treinamento para a operação de diversas ferramentas de monitoração, definidas especificamente para cada procedimento ou atividade, tais como monitoramento de hardware, medição da utilização de banda, teste de acessibilidade de dispositivos, etc.