Tendências para o RH em 2020

Tendências para o RH em 2020

O ano de 2020 está chegando, e junto com ele diversas mudanças estão por vir nas mais diversas áreas das empresas, isso tudo se dá a partir do desenvolvimento tecnológico e, além disso, uma nova geração que se insere no mercado de trabalho.

Novas tendências são observadas no RH das empresas, por isso é necessário estar atento a elas e sempre buscar inovar diante das transformações na gestão de pessoas.

Preparamos este artigo para mostrar as principais tendências para o RH em 2020, para que no próximo ano, sua empresa esteja preparada para encarar as mudanças na gestão estratégica de pessoas.

People Analytics

Os KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) são indicadores utilizados para medir a eficácia e eficiência dos processos e iniciativas da empresa, para assim, conseguir atingir os objetivos da organização. Ou seja, eles ajudam a identificar os dados e informações para tomadas de decisão inteligentes.

People Analytics são os KPIs voltados à gestão de pessoas, relacionados à índices como turnover, controle de headcount, o tempo e custo para realizar contratações e rescisões, gestão e acompanhamento de desempenho,  entre outros.

É possível afirmar que uma das tendências mais importantes e mais relevantes para tornar o seu RH cada vez mais estratégico e eficaz na gestão de pessoas, com certeza, é a utilização de People Analytics.

Ao analisar índices que permitem entender o desempenho dos colaboradores, assim como o desenvolvimento dos mesmos, é possível ter noção de como está a performance da empresa, assim como identificar focos de problema e, a partir disso, desenhar estratégias para resolvê-los.

Ou seja, ao utilizar indicadores relevantes e inteligentes como People Analytics pode impulsionar diretamente os resultados da sua empresa. Portanto, é necessário se atentar à essa tendência!

Deve ser prioridade para seu negócio conhecer melhor as ferramentas de People Analytics utilizá-las, alinhando o RH e a gestão de pessoas à estratégia da empresa.

Employee Experience (Experiência do colaborador)

Há uma grande movimentação por parte das empresas para criar um ambiente de trabalho agradável para os colaboradores, para assim incentivar a produtividade, recrutar e reter talentos.

É necessário proporcionar um ambiente que se mostre apto ao desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, para que estes vejam a importância de seu trabalho na organização, assim como sentir que a cada dia têm aprendido mais.

Além disso, incentivar o senso de propósito e dar aos colaboradores uma experiência de trabalho que ao menos se aproxime com suas expectativas é extremamente importante para manter as pessoas satisfeitas. Pontos como:

– Benefícios e remuneração variável (texto completo)

– Plano de carreira (texto completo)

– Fit com a cultura da organização (texto completo)

São essenciais para que o colaborador se sinta satisfeito com seu trabalho e são tendências para se ficar de olho em 2020.

Sistema de Gestão de RH

A utilização de sistemas de gerenciamento de RH já é essencial para as empresas que desejam se atualizar ao mercado e estar à frente na gestão estratégica de pessoas.

Utilizando um sistema de gestão de RH é possível administrar todas as atividades operacionais do departamento pessoal e do setor de RH, tornando os processos menos trabalhosos e mais eficientes. Assim, os gestores podem focar no planejamento estratégico e nos resultados, não perdendo tempo com os processos burocráticos e mecânicos do dia a dia.

As tarefas operacionais são otimizadas e consequentemente, diminuem-se os custos operacionais.

Grandes organizações, empresas com perspectiva de crescimento ou até empresas pequenas podem se utilizar de um bom sistema de gerenciamento de folha de pagamento, benefícios, ponto eletrônico, medicina e segurança do trabalho, entre outros.

Outro ponto importante é buscar sistemas que sejam flexíveis às necessidades de cada empresa, afinal, sistemas muito limitados podem acabar dando mais dor de cabeça aos gestores e não resolver problemas latentes do dia-a-dia.

Mobilidade e Flexibilidade

É necessário que as empresas se adaptem à mudança de hábitos que têm acontecido, como horários mais flexíveis, trabalho home office, reuniões à distância, entre outros.

Há uma grande movimentação por parte dos colaboradores e da nova geração que se insere no mercado de trabalho a possibilidade de trabalhar à distância, ter flexibilidade no horário de trabalho e até mesmo o dress code. Logicamente, não é necessário abrir mão do trabalho presencial ou dos horários fixos de trabalho, há diversas formas de tornar o trabalho mais flexível, como por exemplo, dando um dia da semana de home office para o colaborador.

Outra coisa que deve ser levada em conta é que não é todo cargo ou função que permite que o profissional tenha muita flexibilidade no horário ou local de trabalho, por isso, é necessário levar em conta as variáveis, mas estar aberto à estas modalidades de trabalho.

Confira nosso texto completo sobre Flexibilidade no trabalho e nosso texto completo sobre Home Office!

Líderes com visão inspiradora e estratégica

Outra tendência que têm sido colocada em pauta são líderes que inspirem e incluam sua equipe nas decisões e na formação de estratégias para o negócio.

Significa trocar experiências, onde líderes inspiram os colaboradores a atuarem com ownership, mostrando que a empresa é formada e construída por todos, e nesse sentido, não só os líderes devem ter um papel representativo, e sim todos aqueles que fazem parte daquela organização.

Ou seja, liderar com mais igualdade e escutar aquilo que os outros têm a dizer é importante para que as decisões possam ser mais aceitas e para ampliar a possibilidade de escolhas.

De acordo com um artigo recente publicado pela Harvard Business Review, times com líderes inclusivos têm:

  • 17% de chance de ter maior performance
  • 20% de chance de acreditarem que as decisões tomadas são alta qualidade
  • 29% de chance de atuarem com maior colaboração

Ainda mais, o artigo mostra as principais características de líderes inclusivos, como:

  • Comprometimento visível com questões de inclusão e diversidade
  • Incentivam a diversidade nos pontos de vista, prestando atenção e incentivando o trabalho em equipe
  • Humildade, admitindo erros e dando espaço para os outros contribuírem
  • Mostram consciência nos problemas e falhas no sistema, trabalhando para assegurar a meritocracia
  • Se adaptam bem e têm inteligência cultural, entendendo bem diferentes pontos de vista

Esse tipo de liderança tem sido a mais eficaz quando se fala na retenção de talentos e na diminuição do turnover, ainda mais entendendo a nova geração que entra no mercado de trabalho e se incentiva a partir de questões como a inclusão nas decisões e maior colaboração entre os colegas de trabalho.

Diversidade

A diversidade no ambiente de trabalho é um ponto que têm sido muito evidenciado pelas empresas, a fim de levar mais oportunidades e trazer para a empresa pessoas que tem um ponto de vista diferente, e que podem agregar muito à organização.

Quando nos referimos à diversidade, significa a contratação de pessoas formando um quadro de colaboradores diverso, com pessoas de diferentes classes sociais, etnias, religião, idade, gênero e deficiência.

Isso representa a inclusão de pessoas que muitas vezes podem ser rejeitadas a uma vaga por preconceito. Incluindo é possível dar espaço para que estes profissionais possam dar o seu melhor e se desenvolver profissionalmente, com uma cultura meritocrática, que avalia e coloca em foco a performance e resultados, deixando em segundo plano questões como sexo ou etnia.

Além disso, um estudo feito pela Forbes mostrou que a diversidade no ambiente de trabalho gera inovação e o desenvolvimento de novas ideias com diferentes perspectivas.

“Hoje, os esforços para a diversidade e inclusão são rigorosos em quase todas as organizações. Os executivos entendem que suas empresas não terão sucesso em uma plataforma global se não possuírem uma força de trabalho diversificada e inclusiva. Essa inclusão e diversificação é necessária para impulsionar a inovação, promover a criatividade e orientar estratégias de negócios. Múltiplas vozes levam a novas ideias, novos serviços e novos produtos, além de incentivar o pensamento fora da caixa.” – Forbes, Innovation Through Diversity.

Benefícios da diversidade:

– Incentivo à criatividade e à inovação

– Estímulo ao respeito à diversidade

– Contribui para a Responsabilidade Social Corporativa

– Encoraja a meritocracia

Natcorp HR Smart Solutions

Otimize seu RH, esteja pronto para o RH 4.0

Analisando o mercado brasileiro e entendendo as dificuldades no gerenciamento de Recursos Humanos, a Natcorp desenvolveu um sistema totalmente integrado e completo para otimizar os processos das organizações, sempre atualizado com as mudanças legislativas. Uma solução estratégica e tecnológica para o Gerenciamento dos Recursos Humanos.

Um sistema completo e integrado para gestão estratégica do RH

Com o sistema para gestão de pessoas Natcorp, a folha de pagamento dos colaboradores é processada de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema (online), adequados a CLT e às regras e definições sindicais, assim como as da organização.

Utilizando o módulo de Administração de Pessoal, ferramenta integrada ao módulo do eSocial, permite-se que as atividades operacionais do Departamento Pessoal seja simplificada com a automatização total dos processos.

Torne mais eficiente o processo de Recrutamento e Seleção com nosso sistema, que facilita a contratação de candidatos qualificados para a vaga e a retenção de talentos.

Tenha mais assertividade na tomada de decisões utilizando o BI de nosso sistema, com o melhor do People Analytics, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores.

Com nosso módulo de Headcount tenha controle das vagas e acompanhe o histórico de vagas. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa.

Existem diversas outras funcionalidades que nosso sistema pode oferecer.

Entre em contato conosco para receber mais informações sobre a nossa solução completa para a gestão de pessoas da sua organização.

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes sobre RH!

Gostou do artigo? Compartilhe este texto!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.