10 dicas essenciais para otimizar seu RH

10 dicas essenciais para otimizar seu RH

Como sabemos, o departamento de Recursos Humanos exerce papel fundamental para um gerenciamento eficiente daquilo que mais importa nas empresas: as pessoas. O RH é a área responsável por recrutar os melhores talentos, treiná-los e acompanhar seu ciclo de vida na organização.

Além disso, tem a função de manter um bom clima organizacional e acompanhar indicadores relevantes com o objetivo de garantir que os processos na gestão de pessoas estão sendo eficientes.

Neste artigo mostraremos 10 dicas para otimizar o RH da sua organização, o que afeta diretamente toda a empresa.

1. Torne mais eficiente o processo de Recrutamento e Seleção.

O processo de recrutamento e seleção de colaboradores pode ser muito custoso e ineficiente se não for planejado com cuidado, pois além dos custos do processo, ao contratar um colaborador que não se encaixa com a vaga ou com a empresa, há o processo de desligamento do mesmo. Em grande escala, pode causar um alto índice de turnover nas empresas.

É importante definir as fases dos processos seletivos e diferenciá-los de acordo com os cargos e funções, para que a seleção seja mais assertiva. O departamento de RH deve sempre montar as estratégias do processo de contratação com os gestores das áreas.

Outro ponto importante é sempre deixar claro para o candidato exatamente quais serão as funções que ele irá exercer se for contratado, já que isso evita futuras rescisões.

Nesse sentido, é necessário um bom planejamento para que as fases do processo sejam eficientes na hora de selecionar os melhores candidatos, também é interessante optar por fases menos custosas e mais ágeis, como entrevistas por vídeo ou via redes sociais.

Veja nosso post sobre KPIs relevantes para Recrutamento e Seleção.

2. Invista em treinamento para os colaboradores

É muito importante planejar e administrar o treinamento de novos colaboradores, assim como daqueles que estão há mais tempo na empresa, se aliando aos gestores das áreas para que todos os processos do treinamento sejam alinhados com os objetivos da organização e dos departamentos da mesma. O processo de treinamento é considerado uma peça-chave para que os colaboradores aprendam com eficiência suas atribuições e para que possam desenvolver cada vez mais novas competências, aumentando seus resultados.

Para aqueles que estão começando agora na empresa, um bom treinamento faz com que os novos colaboradores se preparem para o ambiente de trabalho em que vão atuar, entendam a cultura da empresa e as funções que irão exercer, além de permitir com que aprendam coisas novas. Para os colaboradores que já estão na empresa há mais tempo, os treinamentos são importantes para que todos sempre estejam atualizados às mudanças no mercado, além de incentivá-los com programas que proporcionam condições para que todos desenvolvam e aprimorem suas habilidades.

O treinamento é também uma ótima oportunidade de compartilhar conhecimento, onde gestores e colaboradores podem dividir o que sabem entre si, enriquecendo cada vez mais o capital humano da empresa. Afinal, investir nas pessoas em uma organização é fundamental para bons resultados da mesma, além de incentivar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Existem diversos tipos de atividades diferenciadas que podem ser aplicadas em um processo de treinamento, como por exemplo: palestras, workshops, job rotation, treinamento EAD, programas de coaching, programas de parceria com instituições de ensino além de treinamento via gamification.

3. Elabore um Plano de Carreira

O plano de carreira é fundamental nas organizações, já que é uma forma de valorizar o trabalho dos colaboradores, reter talentos, diminuir o turnover e enriquecer cada vez mais o capital humano das empresas. Além disso, todos desejam ser reconhecido pelos seus esforços e resultados.

Tal crescimento beneficia tanto a empresa quanto seus colaboradores, já que quando existe um plano de carreira estruturado, os profissionais tendem a aumentar sua produtividade, já que são motivados e incentivados por trabalharem num ambiente favorável à sua evolução. Nesse sentido, dar ao funcionário a oportunidade de crescer gera segurança e o faz criar metas atingíveis, além de envolvê-los em desenvolver seu potencial a cada dia.

4. Remuneração Variável

O sistema de remuneração variável tem um impacto muito positivo nas empresas, pois incentiva os colaboradores, aumentando a produtividade no trabalho e valorizando o esforço daqueles que tiveram um bom desempenho e se engajaram em suas atividades, batendo metas e tendo uma boa performance.

Algumas das mais utilizadas estratégias de remuneração variável são:

  • PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
  • Bônus
  • Comissão
  • Remuneração por Competências ou Habilidades
  • Participação acionária

Confira nosso post sobre remuneração estratégica/variável para entender tudo sobre esta modalidade.

5. Invista na Cultura da Organização

A cultura da organização é a identidade da empresa, é a partir dela que os colaboradores, candidatos e consumidores da marca se identificam com os valores, missão e visão da empresa.

É muito importante que haja um cuidado para manter uma boa cultura organizacional que valorize os colaboradores e que estimule a cooperação entre eles, criando um ambiente de trabalho agradável e que incentiva a produtividade.

6. Alinhe o RH com os objetivos da empresa

O departamento de RH deve desenhar suas estratégias sempre as alinhando aos objetivos da organização, para que se agregue valor à cultura e para que os colaboradores trabalhem de acordo com aquilo que a empresa tem como meta.

7. Faça pesquisas de clima organizacional

É importante acompanhar como anda o clima organizacional com os colaboradores, pois isso é fundamental na hora de entender como está o ambiente de trabalho, com o intuito de melhorar e reparar problemas, assim como orientar os colaboradores.

Desta forma, os colaboradores se sentem mais assistidos e mais estimulados a trabalharem em uma organização que sempre está em busca de tornar o ambiente de trabalho mais agradável.

8. Dê Feedbacks

É importante passar para seus colaboradores um feedback de suas atividades, para que estes possam entender em quais pontos precisam melhorar e em quais pontos estão tendo sucesso.

9. Utilize People Analytics

O RH é uma área fundamental e estratégica para a organização, afinal, ao se administrar o capital humano com eficiência é possível tornar o trabalho mais produtivo e com um ambiente cada vez melhor para os colaboradores. Nesse sentido, analisar informações e dados relevantes (KPIs) aumenta o papel estratégico da área e traz insights aos gestores para identificar problemas, soluções e oportunidades.

Os KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) são indicadores utilizados para medir a eficácia e eficiência dos processos e iniciativas da empresa, para assim, conseguir atingir os objetivos da organização. Ou seja, eles ajudam a identificar os dados e informações para tomadas de decisão inteligentes.

10. Software de Gestão de RH

Utilizando um sistema integrado de gestão de RH é possível administrar todas as atividades operacionais do departamento pessoal e do setor de RH, tornando os processos menos trabalhosos e mais eficientes. Assim, os gestores podem focar no planejamento estratégico e nos resultados, não perdendo tempo com os processos burocráticos e mecânicos do dia a dia.

As tarefas operacionais são otimizadas e consequentemente, diminuem-se os custos operacionais.

Natcorp HR Smart Solutions

Otimize seu RH

Analisando o mercado brasileiro e entendendo as dificuldades no gerenciamento de Recursos Humanos, a Natcorp desenvolveu um sistema totalmente integrado e completo para otimizar os processos das organizações, sempre atualizado com as mudanças legislativas. Uma solução estratégica e tecnológica para o Gerenciamento dos Recursos Humanos.

Sistema completo integrado para gestão estratégica do RH

Com o sistema para gestão de pessoas Natcorp, a folha de pagamento dos colaboradores é processada de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema (online), adequados a CLT e às regras e definições sindicais, assim como as da organização.

Utilizando o módulo de Administração de Pessoal, ferramenta integrada ao módulo do eSocial, permite-se que as atividades operacionais do Departamento Pessoal seja simplificada com a automatização total dos processos.

Torne mais eficiente o processo de Recrutamento e Seleção com nosso sistema, que facilita a contratação de candidatos qualificados para a vaga e a retenção de talentos.

Tenha mais assertividade na tomada de decisões utilizando o BI de nosso sistema, com o melhor do People Analytics, expondo gráficos e planilhas com indicadores relevantes para uma gestão e administração eficiente dos colaboradores.

Com nosso módulo de Headcount tenha controle das vagas e acompanhe o histórico de vagas. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa.

Existem diversas outras funcionalidades que nosso sistema pode oferecer.

Entre em contato conosco para receber mais informações sobre a nossa solução completa para a gestão de pessoas da sua organização.

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes sobre RH!

Gostou do artigo? Compartilhe este texto!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.