Quais são as vantagens da flexibilidade no trabalho?

Quais são as vantagens da flexibilidade no trabalho?

Uma das grandes tendências no RH  é a questão da flexibilidade no ambiente de trabalho, em relação ao horário e local de trabalho.

Atualmente as pessoas buscam mais do que um bom salário em um novo emprego. A questão da flexibilidade no horário de trabalho, benefícios e a possibilidade de fazer home office, por exemplo, têm importado muito na hora de escolher onde trabalhar.

Horários de trabalho rígidos ficaram pra trás. As empresas precisam se adaptar às novas tendências que seguem o mercado de trabalho, assim como as preferências dos colaboradores. Além disso, as novas gerações pedem por maior flexibilidade e isto é um aspecto muito marcante nos jovens que estão se inserindo no mercado de trabalho.

São muitas as vantagens de se aplicar um sistema de trabalho flexível na sua empresa, confira!

Autonomia

Dar uma maior flexibilidade no trabalho significa oferecer autonomia para que os profissionais possam ter a liberdade de trabalhar com menos burocracia.

Nesse sentido, muitos colaboradores podem se sentir mais satisfeitos, confortáveis e criativos na hora de desempenhar suas atividades.

Praticidade

Quando se fala em flexibilidade no horário e local de trabalho é fácil associar isso à praticidade. Se o colaborador necessita fazer algo em um horário específico e por isso ac

abaria chegando atrasado na empresa, não seria melhor se ele pudesse entrar nesse horário e cumprir sua jornada de trabalho ficando na empresa até completar o tempo do seu expediente?

Ou trabalhos que não necessitam do caráter presencial, porque não apostar no modelo à distância (home office)? Esses diferentes modelos que flexibilizam a forma de trabalhar não representam uma diminuição na produtividade dos colaboradores, na realidade, diversas pesquisas mostram que tais modelos têm um resultado positivo no desempenho desses profissionais.

Preferência

Esse tipo de flexibilidade facilita a vida de muitos colaboradores, e inclusive é preferência pra grande parte das pessoas.

Um estudo realizado pela Unify revelou que 43% dos profissionais negariam um aumento no salário de 10% se houvesse a possibilidade de ter mais flexibilidade no trabalho. No mesmo estudo, quando oferecido um aumento de 20% no salário, 36% dos profissionais continuaram preferindo a flexibilidade no trabalho.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), quase três quartos dos brasileiros gostariam de ter flexibilidade no horário de trabalho, com a possibilidade de adequar seus horários de entrada e saída do trabalho conforme suas necessidades.

preferência na flexibilidade no trabalho
Fonte: CNI site https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/rsb-37-flexibilidade/

Funciona para todos?

Não, pois como sabemos, existem certos cargos e funções que são necessários em um horário e local específico e não é possível tornar essas jornadas flexíveis. Além disso,depende também da estrutura da organização, sua cultura, seus interesses e objetivos, não são todas as empresas que conseguem implementar essa flexibilização.

Além disso, a flexibilidade depende também do perfil comportamental do colaborador, afinal, não são todos que se adaptam a este modelo de trabalho, podendo ser menos eficiente para determinadas pessoas do que o modelo tradicional.

Portanto, é necessário um bom planejamento para inserir o modelo de trabalho flexível em uma organização, ou os resultados podem ser negativos (falta de comprometimento, baixa produtividade e sentimento de solidão).

Planejamento para colocar o modelo de trabalho flexível em prática

Se você deseja implementar este modelo de trabalho em sua empresa é necessário planejamento para que a produtividade se mantenha em um bom nível. Passos importantes para este processo são:

Análise da organização

Analise se é possível na sua empresa implantar este tipo de flexibilização, se o modelo se encaixa com a cultura, valores e objetivos da organização.

Pesquisa de opinião

É interessante realizar uma pesquisa para saber o que os gestores de cada área pensam sobre a mudança e depois realizar uma pesquisa para entender qual a opinião dos colaboradores para com uma flexibilidade no trabalho.

Perfil comportamental

Fazer uma análise para traçar o perfil comportamental dos colaboradores e entender quem se encaixa no modelo de trabalho mais flexível.

Definição

Alinhando com os colaboradores o horário e local de trabalho em que irão atuar e realizar um acompanhamento dos resultados por meio de indicadores de desempenho.

Modelos de flexibilidade no horário de trabalho:

Existem três modelos que são os mais utilizados na hora de construir um modelo de trabalho flexível atualmente. São eles:

Fixo variável

A empresa entra com uma proposta com opções variadas de horários de trabalho e o colaborador decide qual a melhor opção, aquela que melhor se adequa a suas necessidades e interesses.

Variável

Neste modelo, o colaborador define qual o horário de entrada e de saída que ele irá cumprir, porém será obrigatório que ele cumpra tal horário todos os dias.

Livre

Aqui o colaborador escolhe seu horário de trabalho com total autonomia, sendo necessário cumprir a carga horária que a empresa estabelece diária ou semanalmente. Ou seja, o profissional não tem um horário de entrada e saída fixos, ele só necessita cumprir sua carga horária.

Trabalho à distância (Home Office):

O trabalho à distância, além da flexibilização de horário de trabalho é uma ótima opção a ser colocada em prática quando o assunto é flexibilidade no trabalho.

Confira nosso post sobre Home Office e entenda tudo sobre o assunto!

Com um bom planejamento, é possível colocar em sua empresa modelos de flexibilização na questão do horário e local de trabalho com eficiência e alcançar ótimos resultados. Confira os benefícios que sua organização pode obter:

Benefícios da flexibilidade no trabalho

  • Estimula a criatividade e a motivação no trabalho
  • Incentiva a autonomia e liberdade
  • Aumenta a produtividade e diminui custos
  • Agrada os colaboradores da organização
  • Aumenta a retenção de profissionais

Um espaço de trabalho flexível traz muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para os colaboradores da mesma. Quando se dá maior autonomia e flexibilidade, o profissional se sente mais confiante e valorizado, podendo equilibrar com mais tranquilidade sua vida pessoal e a profissional.

Sistema de Gestão de RH

Utilizando um software de gestão de RH é possível administrar toda forma de jornada de trabalho dos colaboradores, inclusive as jornadas flexíveis, tornando o processo menos trabalhoso e mais eficiente. Assim, os gestores podem focar no planejamento estratégico e nos resultados e não nos processos burocráticos e mecânicos do dia a dia.

As tarefas operacionais são otimizadas e consequentemente, diminuem-se os custos operacionais.

A Natcorp

No sistema integrado de gestão de folha e RH Natcorp, é possível administrar todos os formatos de jornada de trabalho, inclusive as flexíveis. Além disso, existe a possibilidade de definir o local de trabalho do colaborador como à distância, por exemplo.

Com a ferramenta de frequência do módulo de Ponto do nosso sistema, os processos de administração da jornada de trabalho se tornam mais eficientes e produtivos, além de garantir maior controle e acompanhamento do desempenho a partir de análise de dados e indicadores que auxiliam na verificação dos resultados.

Entre em contato conosco para receber mais informações sobre a nossa solução completa para a gestão de pessoas da sua organização.

Gostou do artigo? Compartilhe este texto!

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes sobre RH!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.