Departamento pessoal e Recursos Humanos: você sabe a diferença entre as áreas?

Departamento pessoal e Recursos Humanos: você sabe a diferença entre as áreas?

Ainda nos dias de hoje muitas pessoas sentem dificuldade na hora de entender o que certas áreas das empresas fazem, e no caso da área de departamento pessoal e na área de recursos humanos, muitas vezes as pessoas confundem o papel de cada uma na organização.

O objetivo deste artigo é esclarecer estas dúvidas em relação às diferenças entre o departamento pessoal e os recursos humanos, assim como qual o papel e a importância destas áreas dentro de uma organização.

 

Porque as pessoas confundem o Departamento Pessoal com o RH de uma organização?

Em muitas empresas de médio e pequeno porte, o profissional que faz o papel do departamento pessoal acaba também fazendo o papel do RH e vice-versa. Porém, na maior parte das grandes empresas, a gestão de pessoas é dividida entre o setor de departamento pessoal e o setor de recursos humanos.

Qual o papel da área de Departamento Pessoal de uma empresa?

O departamento pessoal tem a função de realizar os processos burocráticos no que diz respeito aos processos administrativos que envolvem a gestão de pessoas das empresas. Responsável, por exemplo, pelo processo administrativo de admissão, demissão, pagamento de salários e férias.

Principais responsabilidades:
Admissões de novos colaboradores

O profissional de DP cuida do processo de inclusão do novo funcionário, seguindo critérios administrativos e jurídicos.

Rescisões Contratuais

Todas as etapas do processo de desligamento de funcionários são administradas pelo Departamento Pessoal.

Compensação de pessoal

Diz respeito ao controle de benefícios, impostos, contribuições, pagamento de salários, monitoramento de faltas e cálculos da folha de pagamento.

Qual a importância da área de Departamento Pessoal?

O departamento pessoal tem papel fundamental numa empresa, principalmente nas de grande porte, já que é essa área que ficará responsável pelos processos burocráticos da gestão de pessoas, garantindo que a organização esteja seguindo a legislação trabalhista, seguindo também as políticas da empresa e garantindo que tudo ocorra bem, evitando problemas trabalhistas e fiscais.

Qual o papel da área de Recursos Humanos de uma empresa?

O setor de Recursos Humanos de uma organização tem a responsabilidade de gerenciar o capital humano e buscar um planejamento estratégico na gestão de pessoas.  Quando a gestão de pessoas é estratégica e eficaz, o colaborador se sente valorizado e bem gerido, nesse sentido, há um crescimento contínuo entre os colaboradores e a empresa.

Principais responsabilidades:
Processo de recrutamento e seleção de talentos

Todo o processo de recrutamento e seleção dentro da empresa é responsável pelo RH, sempre buscando profissionais que tenham o perfil requerido pela empresa.

Gestão do clima e cultura organizacional

O setor de recursos humanos têm a função de acompanhar o clima organizacional da empresa e monitorar as práticas e políticas para garantir um bom feedback dos colaboradores.

Desenvolvimento de treinamentos

Os profissionais de RH identificam as necessidades de treinamento para as novas e antigas equipes, para assim garantir o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades profissionais e pessoais dos colaboradores.

Planejamento de benefícios

Neste departamento é realizado todo o planejamento de benefícios, desta forma, os colaboradores se sentem mais valorizados e recompensados pelos seus esforços no trabalho.

Planejamento de planos de carreira

A área de RH também se encarrega de desenhar o desenvolvimento dos colaboradores na organização por meio de planos de carreira.

Qual a importância da área de Recursos Humanos?

O RH tem um papel de muita importância dentro das organizações, pois é uma área que visa gerir aquilo que a empresa tem de mais valioso: as pessoas. Entendendo isso, este departamento está sempre em busca de inovações e tendências para melhorar a gestão de pessoas e com isso, a produtividade da organização.

Afinal, quando estamos alegres e em um ambiente de trabalho que nos valoriza, trabalhamos com mais motivação e incentivo! Com um RH estratégico, é possível diminuir o turnover nas empresas, aumentar a retenção de talentos e criar um clima organizacional favorável para que todos se sintam bem trabalhando na empresa.

Sistema de Gestão de RH

Utilizando um sistema integrado de gestão de RH é possível administrar todas as atividades operacionais do departamento pessoal e do setor de RH, tornando os processos menos trabalhosos e mais eficientes. Assim, os gestores podem focar no planejamento estratégico e nos resultados e não nos processos burocráticos e mecânicos do dia a dia.

As tarefas operacionais são otimizadas e consequentemente, diminuem-se os custos operacionais.

A Natcorp
Sistema completo integrado para gestão estratégica do RH

Com o sistema Natcorp, a folha de pagamento dos colaboradores é processada de maneira rápida, fácil, eficiente e automatizada. Nesse sentido, os cálculos são feitos pelo sistema (online), adequados a Consolidação das Leis do Trabalho e às regras e definições sindicais, assim como as da organização. Além disso, acompanha a relação da empresa com o ministério do trabalho, INSS, receita federal, bancos e fornecedores de serviços.

No módulo de administração de pessoal, ferramenta integrada ao módulo do eSocial, permite-se que as atividades operacionais do Departamento Pessoal seja simplificada com a automatização total dos processos. Além disso, garantimos a segurança das operações com um sistema que está sempre atualizado às legislações trabalhistas.

Torne mais eficiente o processo de Recrutamento e Seleção com nosso sistema, que facilita a contratação de candidatos qualificados para a vaga e a retenção de talentos.

Com nosso módulo de Headcount tenha controle das vagas e acompanhe o histórico de vagas. Calcule com eficiência o impacto financeiro de novas contratações e garanta um bom planejamento no quadro de vagas de sua empresa.

Existem diversas outras funcionalidades que nosso sistema pode oferecer.

Entre em contato conosco para receber mais informações sobre a nossa solução completa para a gestão de pessoas da sua organização.

https://www.natcorp.com.br/solucoes/

Gostou do artigo? Compartilhe este texto!

Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes sobre RH!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.