KPI’s relevantes para a área de Recrutamento e Seleção

KPI’s relevantes para a área de Recrutamento e Seleção

Os KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho) são indicadores utilizados para medir a eficácia e eficiência dos processos e iniciativas da empresa, para assim, conseguir atingir os objetivos da organização. Ou seja, eles ajudam a identificar os dados e informações para tomadas de decisão inteligentes.

No caso da área de Recrutamento e Seleção, os dados são utilizados para medir a eficiência das contratações de uma empresa, assim, o RH avalia se a sua estratégia está sendo efetiva e quais devem ser as ações a serem tomadas para assegurar que os processos de trabalho tenham bons resultados. 

Os indicadores mais relevantes, são:

  • O tempo levado para contratação – definir o tempo médio para contratação de novos colaboradores é importante, afinal, não é eficiente que demore muito tempo ou que seja muito rápido (risco de falhas na identificação de candidatos qualificados). 
  • O custo da contratação – fazer o cálculo do custo de todo o processo de contratação de novos funcionários, com ferramentas como os anúncios em redes sociais e páginas de emprego, a contratação de sistemas especializados, headhunters, dinâmicas, treinamento e etc. Esse é um dos principais indicadores, pois a partir dele é possível entender quanto está sendo gasto no processo de contratação por funcionário.
  • Percentual de vagas fechadas dentro e fora do prazo – nas empresas, é necessário que as vagas sejam fechadas dentro de um prazo específico, portanto, fazer esse controle e calcular as vagas que foram fechadas dentro e fora do prazo é importante.
  • Motivos para o fechamento fora do prazo – complementando o item acima, seria uma descrição qualitativa para explicar e entender o porquê da vaga ter sido fechada fora do prazo.
  • Turnover – identificar o fluxo de entrada e saída de profissionais da empresa é extremamente relevante, já que quando esta taxa está alta, significa que é necessário identificar o motivo e melhorar na retenção de talentos, por exemplo. Todo o processo de contratação tem seus custos e, se a empresa conseguir identificar o motivo de altas taxas no Turnover, é possível diminuir esses custos para a empresa com novos processos de recrutamento, treinamento e adaptação. 

Para manter seu funcionário interessado em se manter na empresa, uma medida eficiente é a de fortalecer a cultura da mesma, além de desenvolver planos de carreira e melhorar a comunicação interna com os colaboradores.

  • Fases de contratação – a definição das etapas existentes no seu processo de recrutamento e seleção é importante, ou seja, um mapeamento das etapas que um candidato interessado passa, desde a aplicação à vaga, até o fechamento da mesma, assim a empresa consegue organizar toda a estrutura do recrutamento para otimizar o processo.

Software de RH

A utilização de um software que contemple todas as fases do recrutamento e seleção otimiza diretamente os processos, além disso, controla os dados de forma eficiente com acesso aos KPI’s que ajudam a identificar problemas e soluções nos processos da área de recursos humanos da empresa.

A Natcorp é uma empresa com 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão estratégica de RH. Nossa solução totalmente integrada contempla todos os módulos e funções citados acima para que a sua empresa observe os KPI’s mais relevantes para a eficiência da área de RH, com a melhor e mais completa base tecnológica do mercado.

Outros módulos e funções de Recrutamento e Seleção disponíveis no sistema Natcorp:

  • Painéis de relatórios e análises customizadas
  • Plataforma de envio e-mails embutida
  • Dashboards atualizados
  • Banco de talentos qualificado com filtros avançados: deixar registrado um histórico de testes e entrevistas realizados, para que, mesmo se um candidato não seja qualificado pra uma vaga específica, que os dados dele possam estar registrados para futuras oportunidades.
  • Recrutamento e Seleção: banco de dados de currículos, acompanhamento das fases de seleção, agenda dos entrevistadores e selecionadores, acesso às informações dos cargos, funções, atividades e áreas, registro de entrevistas e pareceres, pesquisas em diversos formatos e conteúdos, acompanhamento de candidatos, controle das agendas dos selecionadores, cursos de candidatos, entrevista de candidato, entrevista de desligamento, fases da seleção, gestão de consultorias de seleção e portfólio de candidatos.
  • Plano de Carreira: elegibilidade de candidatos e funcionários, substituição de pessoal, planejamento funcional, encaminhamento da carreira, posicionamento no mercado, parametrizações de requisitos, indicações automáticas, pesquisa de candidatos, pesquisa de funcionários, gestão de suplência e sucessão, portal para registro de intenções funcionais, portal para solicitações de treinamentos, registro de pesquisas salariais e seleção automática para preenchimento de vagas (tudo isso integrado com treinamento, avaliação, cargos e seleção).
  • Headcount: controle eficiente do quadro de pessoal da empresa, com controle de vagas, histórico de vagas e ocupantes, além de cruzamento efetivo x planejamento.
  • Business Intelligence: Ferramentas para a inteligência na análise das informações.
  • Avaliação dos Candidatos, Gerenciamento de Cargos, Seleção de Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento: planejamento de treinamento, gerenciamento das informações de treinamento, acompanhamento e planejamento orçamentário, avaliação de treinamentos, controle de competências, controle de despesas, controle de entidades, necessidades de treinamento, planejamento de turmas, tabulações, treinamentos previstos x realizados e workflow para cursos.
  • Nine-Box: Avaliação do potencial e performance dos colaboradores da empresa.
  • Indicadores analíticos: dados e estatísticas que ajudam nas tomadas de decisões (mais de 1.000 indicadores).

Entre em contato conosco para mais informações sobre o que a Natcorp pode oferecer para sua empresa e agende uma demonstração.

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